hacker_bitgrail

A BitGrail, a 5ª maior exchange da criptomoeda Nano, antiga Raiblocks, anunciou nesta semana que sofreu um hacking e perdeu estimados US$ 187 milhões em XRB. A equipe do Nano Core foi informada pelo proprietário do BitGrail, Francesco “The Bomber” Firano que também indagou da equipe sobre a possibilidade de ações para cobrir suas perdas, mas a equipe de desenvolvimento respondeu que essa linha de ação: “Não é possível, nem é uma direção que possamos buscar “, segundo a CCN.

Existe um suprimento máximo de 133 milhões de moedas XRB que estão em circulação, pelo que o ataque representa uma perda de mais de 10% da oferta total. Segundo noticiou o Cointelegraph a suspeita contra a exchange só está crescendo. Em uma nota em seu site publicado em 9 de fevereiro, a BitGrail afirmou que 17 milhões de Nano foram roubados no hack, um valor no valor de cerca de US $ 187 milhões no momento em que as perdas foram descobertas, no entanto, detalhes de como o hack foi feito e porque ele só afetou os ativos XRB na plataforma ainda não estão certos.

Após a perda a Bitgrail reivindicou insolvência e não está em operação, enquanto fontes não oficiais afirmaram que a exchange já era insolvente meses antes. Muitos usuários já haviam relatado problemas antes do evento, como demasiado tempo de espera para o registro da identidade e também muitos usuários relataram ser incapazes de retirar seus XRB da plataforma. BitGrail tinha sido uma escolha popular para investidores Nano, como uma das primeiras exchanges a abrir operações na moeda.

O caso segue sem conclusão, mas usuários tem apontado transferências suspeitas em múltiplas transações de grandes números pares (por exemplo, 3000, 5000, 8000 XRB) para a exchange Mercatox. Além disso, a equipe da Nano, em uma postagem oficial  em seu blog faz uma acusação sutil sobre a legitimidade do hack, afirmando que:

“Nós agora temos motivos suficientes para acreditar que Firano tem induzido em erro o Nano Core Team e a comunidade em relação à solvência da troca do BitGrail por um período significativo de tempo”.

O Criptomoedas Fácil segue acompanhando o caso.

loading...
COMPARTILHAR
Toda honra e Glória pertencem a Deus sempre. Publicitário e Produtor Cultural. Entusiasta de tudo aquilo que o Estado não consegue controlar. Abaixo aos muros, que se construa janelas para o amanhã