Início Notícias Wikipedia diz que detentores de criptomoedas não devem escrever sobre o tema...

Wikipedia diz que detentores de criptomoedas não devem escrever sobre o tema por conflito de interesse

440
0

O Wikipedia, enciclopédia colaborativa favorita da web, acaba de editar suas próprias diretrizes comportamentais. A página “Conflito de Interesse” (COI, na sigla em inglês) do site da empresa, descrevendo as regras de “etiqueta” para seus 140 mil editores ativos, agora inclui uma referência às criptomoedas. Se você estiver editando páginas sobre criptomoedas, o simples ato de possuí-la pode impedi-lo de fazer isso.

Segundo a Wikipedia, qualquer relacionamento externo que seus colaboradores (editores) tenham poderia apresentar um conflito de interesses. Sua página COI afirma:

“Qualquer relacionamento externo – pessoal, religioso, político, acadêmico, jurídico ou financeiro (inclusive relacionado às criptomoedas) – pode desencadear um COI. O quão próximo o relacionamento deve ser antes de se tornar uma preocupação para Wikipedia é governado pelo senso comum. Por exemplo, um artigo sobre uma banda não deve ser escrito pelo gerente da banda e uma biografia não deve ser uma autobiografia ou escrita pelo cônjuge do sujeito.”

Por um lado, essas diretrizes fazem muito sentido, mas, por outro lado, criam um paradoxo, pois as pessoas mais bem informadas sobre uma determinada página da enciclopédia são aquelas que têm um forte interesse pessoal sobre o assunto. É difícil ver como possuir Bitcoin, por exemplo, deve impedir um editor de atualizar a página do Bitcoin. No entanto, com criptomoedas menores e mais controversas (pense em IOTA ou Verge), há um potencial maior de surgimento de um COI. É fácil visualizar um cenário, por exemplo, em que um editor apaixonado pode decidir censurar ou excluir notícias negativas sobre sua criptomoeda favorita.

COMPARTILHAR
Publicitária, planejadora estratégica e entusiasta do universo cripto. Confia nas mudanças que a tecnologia irá trazer para a sociedade.
Siga o Criptomoedas Fácil no InstagramCLIQUE AQUI !!!