Início Notícias Usuários de Bitcoin ameaçam processar Roger Ver por fraude

Usuários de Bitcoin ameaçam processar Roger Ver por fraude

839
0

O nome Bitcoin se tornou uma das marcas mais valiosas do mundo. Graças ao crescimento da popularidade do criptoativo, vários negócios começaram a surgir e utilizam alguma variação do nome – ou mesmo procuram copiá-lo descaradamente.

Um dos casos mais preocupantes desse uso está sendo feito por Roger Ver. O criador do site Bitcoin.com e um dos principais apoiadores do Bitcoin Cash (BCH), moeda que surgiu a partir de um hardfork do Bitcoin, recentemente alegou que o “Bitcoin Cash é o verdadeiro Bitcoin”. Em seu site, o Bitcoin é tratado como “Bitcoin Core” enquanto o Bitcoin Cash é mostrado como o verdadeiro.

A confusão é vista logo de cara: ambos os logotipos são praticamente idênticos. Tanto que em vários sites, o Bitcoin Cash é apresentado com um fundo verde, visando evitar confusão com o Bitcoin.

Confusão e fraude(?)

Para esclarecer melhor: o nome Bitcoin Core refere-se ao cliente de software Bitcoin (também conhecido como o cliente Satoshi), que foi originalmente chamado simplesmente de “Bitcoin.” Habitualmente, costuma-se usar os termos Bitcoin e Blockchain para diferenciar a moeda da rede de registros que lhe fornece suporte.

O grande problema é que, em muitos locais, a opção Bitcoin Cash é apresentada no topo sem os respectivos tickers BTC e BCH para diferenciá-lo do Bitcoin. Qualquer pessoa que não esteja familiarizada com a diferença entre os dois provavelmente ficará confusa, se não completamente enganada, acreditando que ao comprar o BCH está, na verdade, comprando o Bitcoin.

E vários usuários já estão denunciando Roger Ver em vários fóruns e redes sociais, acusando o seu site de promover essa confusão para, deliberadamente, induzir os usuários a comprarem Bitcoin Cash ao invés do Bitcoin. Em um protesto bem humorado, vários memes foram criados para ilustrar essa situação. Seguem alguns abaixo.

Esta mudança tem indignado especialmente a comunidade Bitcoin. A controvérsia foi tamanha que acabou virando um tópico de discussão até entre os apoiadores do Bitcoin Cash, muitos dos quais acreditam que a moeda pode competir por seus próprios méritos, ao invés de tentar roubar o nome do Bitcoin.

Um usuário escreveu no grupo Telegram que as tentativas são como anunciar que está vendendo ouro e, em vez disso, oferecer aos clientes um pedaço de carvão, além de fazer referência a histórias de pessoas que enviaram erroneamente BTC para um endereço BCH, e vice-versa.

No início desta semana, o Bitcoin.com sofreu mudanças para apresentar o Bitcoin Cash como bitcoin. Mais notavelmente o explorador de blocos, que mudou de Bitcoin (BTC) e Bitcoin Cash (BCH) para Bitcoin Core (BTC) e Bitcoin (BCH), o que aumentou ainda mais a ira e confusão.

Usuários ameaçam processo

E todo esse imbróglio e desinformação parece ter chegado a um limite. Um grupo de usuários criou um bate-papo no Telegram. Liderados pelo usufrui @MoneyTrigz, um administrador da CoinTimes e co-proprietário da CoinDaily, eles planejam processar Roger Ver por fraude em virtude de suas alegações e atitudes. em apenas alguns dias, o grupo cresceu para mais de 600 membros.

Segundo o grupo, nomes de peso da comunidade estão aderindo ao movimento, alguns dos quais incluem os empreendedores da Bitcoin, Charlie Shrem e Richard Heart, o presidente da Xotika.TV, John Carvalho, e o fundador do Ibrea.org, Ragnar Lifthrasir, que vem pedindo às pessoas que denunciem o Bitcoin.com por fraude.

Além do grupo no Telegram, foi lançado um site oficial, o bitcoincomlawsuit.info, criado com o objetivo de auxiliar pessoas que tenham perdido dinheiro por conta de problemas envolvendo a confusão com as duas moedas.

MoneyTrigz, no entanto, deixou claro que ninguém é responsável por esta iniciativa.

“É mais um movimento de grupo”, explica ele. “Não é liderado por mim. Apenas acendi a fagulha, mas o consenso dos usuários sobre o assunto é o mesmo.”

Um usuário questionou a busca por uma ação judicial dizendo que “usar qualquer entidade governamental nesta disputa parece uma prática atrasada”, acrescentando que “em última análise, os mercados decidirão qual moeda irá prevalecer”.

Ao que John Carvalho imediatamente respondeu:

“Nós somos o mercado. Não estamos pedindo ao governo para fazer alguma coisa. Estamos usando ferramentas que o governo fornece. Isto (qual moeda prevalecerá) é o mercado que decide. Estamos literalmente colocando dinheiro em uma solução.”

O próprio CEO da Shapeshift, Erik Voorhees, um associado de longa data de Roger Ver, já pediu que o mesmo parasse de alegar que ele endossava o Bitcoin Cash como o verdadeiro Bitcoin.

“Roger – por favor, pare de me usar como referência para sustentar sua opinião de que o Bitcoin Cash é o verdadeiro Bitcoin”, twittou Voorhees. “Não é. Bitcoin é a cadeia originária do bloco genesis com a maior prova acumulada de trabalho.”

Compre e Venda Bitcoin, Ethereum, Litecoin e Decred de maneira simples, rápida e segura !!CLIQUE AQUI