Início Notícias Uruguai lança projeto piloto de moeda digital nacional

Uruguai lança projeto piloto de moeda digital nacional

21434
2

O Banco Central do Uruguai (BCU) lançou oficialmente, em 3 de novembro, o projeto piloto da moeda digital equivalente ao peso uruguaio. O governo uruguaio ressalta que a moeda digital não será como o Bitcoin, ou outras criptomoedas, e sim uma moeda sob a responsabilidade do próprio BCU.

O projeto uruguaio de lançamento de uma alternativa digital a sua moeda nacional, denominado E-peso, é pioneiro em todo o mundo. Até agora, apenas a Rússia considerou o mesmo movimento.

O plano piloto, que terá duração de seis meses, período em que ocorrerá a emissão e o uso de moedas digitais do peso uruguaio, enfatiza ser um “plano de teste com o objetivo de avaliar se essa pode ser uma forma futura de fazer negócios“. O plano consiste em um teste com 10 mil usuários de celulares da Administração Nacional de Telecomunicações (ANTEL), provedora de telecomunicações gerida pelo governo do país.

Os usuários registrados poderão interagir com operadores de pagamentos de comércios que tiverem aderido ao programa piloto, além de pessoa para pessoa entre os usuários também cadastrados.

Para participar, os uruguaios devem fazer o download do aplicativo através do site epeso.com.uy, acessar a sessão carteira digital, fazer um cadastro e realizar o primeiro depósito na Red Pagos em sua carteira. A Red Pagos é uma operadora de pagamentos uruguaia. O BCU acrescenta que o mecanismo está disponível para smartphones e também para não smartphones.

A primeira leva de moedas digitais será de 20 milhões de pesos uruguaios, sendo que 7 milhões já foram transferidos para a Red Pargos.

Esta não é uma nova moeda, é o mesmo peso uruguaio, porém ao invés de um suporte físico ele terá um suporte tecnológico“, disse Mario Bergara, presidente do Banco Central do Uruguai. “É caro imprimir cédulas, distribuir em todo o território nacional e prover segurança para o transporte“, completou o presidente quando questionado sobre a motivação do BCU para a execução de um projeto como esse.

O presidente Bergara acrescenta que, se o BCU decidir continuar a moeda digital após o período de teste, o dinheiro físico não será eliminado imediatamente. “Para o conforto de todos os cidadãos a transição demorará bastante tempo“.

COMPARTILHAR
Publicitária, planejadora estratégica e entusiasta do universo cripto. Confia nas mudanças que a tecnologia irá trazer para a sociedade.
Siga o Criptomoedas Fácil no InstagramCLIQUE AQUI !!!