Início Blockchain Telefônica e outras gigantes das telecomunicações participam de testes com blockchain

Telefônica e outras gigantes das telecomunicações participam de testes com blockchain

822
3
Telefônica e outras gigantes das telecomunicações participam de testes com blockchain

Segundo artigo publicado pela Coindesk, agência de notícias internacional, a Colt, empresa de serviços de tecnologia, e a PCCW Global, divisão internacional da principal empresa de telecomunicações de Hong Kong, acrescentaram novos membros notáveis a um teste com blockchain que visa cortar custos no setor de telecomunicações.

Revelada pela primeira vez em março, a prova de conceito (PoC) foi desenvolvida com o auxílio da startup de blockchain Clear e usa a tecnologia blockchain para automatizar a tradicionalmente trabalhosa e dispendiosa intermediação entre transportadoras de serviços internacionais atacadistas, afirma um comunicado de imprensa.

Juntando-se ao teste, estão grandes empresas do setor das telecomunicações, incluindo BT, HGC Global Communications, Telstra e a espanhola Telefônica, que também tem forte atuação no Brasil.

O esforço inicial concentrou-se na liquidação de minutos de voz no atacado e utilizou dados históricos em testes. Em sua mais recente iteração, a PoC trará feeds de dados ao vivo para o sistema blockchain, que, segundo o comunicado, permite que o tráfego de dados seja verificado e resolvido automaticamente entre as operadoras.

Andrew Kwok, CEO do novo membro HGC, comentou sobre o impacto potencial do teste, dizendo que, se bem sucedido, o projeto demonstraria “um novo relacionamento comercial entre as transportadoras globais e reformularia nossa prática de negócios no setor”.

De acordo com Carl Grivner, CEO da Colt, a utilização de dados ao vivo foi um passo importante após o sucesso do teste inicial, que “provaria o caso de uso da tecnologia blockchain” na indústria das telecomunicações.

Grivner continuou:

“Não apenas a segunda iteração da PoC fez o que foi planejado – combinar e liquidar com precisão o tráfego atacadista de forma independente com informações ao vivo – mas também sinaliza o futuro das telecomunicações, pelo qual práticas manuais anteriormente intensivas podem ser automatizadas para permitir negócios como a Colt, para investir recursos para impulsionar nossos negócios e os de nossos clientes.”

COMPARTILHAR
Publicitária, planejadora estratégica e entusiasta do universo cripto. Confia nas mudanças que a tecnologia irá trazer para a sociedade.