Início Notícias Swift anuncia novo sistema de pagamentos para concorrer com fintechs e blockchain

Swift anuncia novo sistema de pagamentos para concorrer com fintechs e blockchain

174
0
Swift anuncia novo sistema de pagamentos para concorrer com fintechs e blockchain

A Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais (Swift, na sigla em inglês) anunciou sua decisão de lançar um serviço piloto de Iniciativa Global de Pagamentos (GPI, na sigla em inglês). O serviço competirá com a crescente ameaça de soluções blockchain e de startups de finanças (fintechs) fornecidas por instituições como Ripple, JP Morgan e Transferwise.

Ainda em seus estágios iniciais, o ambicioso sistema pretende “construir a base de um novo serviço integrado e interativo que melhorará significativamente a eficiência no processo de pagamentos e que será finalmente disponibilizado para todos os 10.000 bancos em toda a rede Swift”.

Um teste da GPI recente foi realizado com sucesso em outubro, realizando pagamentos transnacionais instantâneos com bancos na China, Cingapura, Tailândia e Austrália. Equipado para permitir a identificação rápida e eliminação de erros e omissões nos dados de pagamento – como informações incorretas ou incompletas – ou informações regulatórias incompletas, a Swift espera que o serviço de pagamentos da GPI permita transações rápidas e perfeitas, reduzindo atrasos e custos, bem como melhorando a qualidade da experiência do cliente.

Encarando a ameaça da blockchain

Com a mudança, a Swift voltou sua atenção para conter a ameaça de startups de tecnologia financeira baseadas em blockchain oferecendo os mesmos serviços a um preço mais barato. Um desses projetos de blockchain é a Interban Information Network (IIN) do JP Morgan. Lançado em setembro, agora conta com mais de 130 bancos, incluindo Satander e Societe Generale.

O IIN alega minimizar o atrito no processo de pagamentos globais, permitindo que os pagamentos cheguem aos beneficiários mais rapidamente e com menos etapas. Com o número de membros ainda em crescimento, o IIN promete aos bancos a capacidade de resolver problemas de erros e conformidade rapidamente, compartilhando informações em um livro-razão distribuído mútuo.

No entanto, o principal concorrente da Swift é a Ripple, empresa responsável pela criação do token XRP. No mês passado,Brad Garlinghouse, CEO da Ripple, afirmou enfaticamente que a empresa tomará o lugar da Swift.

A Swift já está de olho na tecnologia blockchain há muito tempo. Em agosto, uma equipe de desenvolvedores na plataforma de pagamentos interbancária completou uma prova de conceito construída com a blockchain Hyperledger Fabric que pode ser o primeiro uso da blockchain pela sociedade.

Compre e Venda Bitcoin, Ethereum, Litecoin e Decred de maneira simples, rápida e segura !!CLIQUE AQUI