Início Notícias Site de buscas Baidu quer censurar discussões sobre criptomoedas em seus fóruns...

Site de buscas Baidu quer censurar discussões sobre criptomoedas em seus fóruns online

230
0
Site de buscas Baidu quer censurar discussões sobre criptomoedas em seus fóruns online

A gigante de buscas chinesa Baidu, principal concorrente do Google, está se movimentando para bloquear conteúdos relacionados à criptomoedas em seus fóruns online.

A agência de notícias China Times, sediada em Pequim, informou neste domingo, 26 de agosto, que a Baidu está tentando restringir ou proibir completamente os tópicos que discutem atividades relacionadas às criptomoedas no seu fórum Baidu Tieba, plataforma online, similar ao Reddit.

“Atualmente, a empresa apertou seu escrutínio sobre as moeda digitais e não permitirá subfóruns com este tema, com base em regras e regulamentos relevantes”, disse o relatório, citando uma fonte anônima próxima à empresa.

Um representante do Baidu Tieba disse à CoinDesk que “a empresa operará e administrará seu negócio de fóruns com base nas leis e regulamentações chinesas existentes”, mas não comentou especificamente as discussões relacionadas às criptomoedas.

No momento, pelo menos os subfóruns “moeda digital” e “moeda virtual” parecem não estar disponíveis, pois a pesquisa dessas palavras-chave aciona uma declaração dizendo:

“Este fórum está temporariamente fechado devido a leis, regulamentos e políticas relevantes.”

Comentando sobre esse fechamento, um representante do Baidu Tieba deu a entender que era porque esses subfóruns eram suspeitos de distribuir informações sobre ofertas iniciais de moedas (ICOs, na sigla em inglês) e especulações sobre criptomoedas.

“O mesmo acontece com o motivo pelo qual o WeChat fez isso”, acrescentou o representante, referindo-se ao relatório na semana passada de que a Tencent bloqueou várias mídias de criptomoedas em sua plataforma de mensagens WeChat devido a postagens sobre ICOs e criptomoedas. O Alibaba e a Tencent disseram que continuarão monitorando e suspendendo as contas que usam aplicativos de pagamentos móveis para realizar transações de criptomoedas no mercado de balcão.

Lançado em 2003, o Baidu Tieba é a maior comunidade de fóruns online para usuários de internet chineses. A empresa afirma que seu negócio de fóruns agora tem cerca de 300 milhões de usuários ativos mensais.

Dito isto, outros subfóruns com temas relevantes ainda existem e permanecem ativos no Baidu Tieba até o fechamento deste artigo, como “Bitcoin”, “Ethereum” e “mineração de Bitcoin”, etc.

COMPARTILHAR
Publicitária, planejadora estratégica e entusiasta do universo cripto. Confia nas mudanças que a tecnologia irá trazer para a sociedade.