Início Blockchain Seu carro na blockchain. Volkswagen cria patente para utilizar blockchain em veículos

Seu carro na blockchain. Volkswagen cria patente para utilizar blockchain em veículos

3121
0
Seu carro na blockchain. Volkswagen cria patente para utilizar blockchain em veículos

O Gol é o carro mais vendido da Volkswagen no Brasil, com mais de 6 milhões de unidades vendidas desde sua primeira versão produzida na década de 80 (superando inclusive o Fusca, um veículo da própria Volkswagen) e agora, o clássico da empresa alemã poderá ser equipado com a tecnologia blockchain, afinal o grupo Volkswagen, que é composto pelas marcas Volkswagen, Audi, Bentley, Bugatti, Ducati, Lamborghini, Seat, Skoda e Scania, protocolou um pedido de patente que utiliza uma rede blockchain para diversas aplicações de comunicação maquina-à-maquina.

De acordo com o pedido da Volkswagen, a aplicação permitiria que veículos, autônomos ou não, se comuniquem entre si por meio de uma rede baseada em blockchain destinada a aumentar a segurança nas estradas, avisando sobre veículos próximos e alertando o motorista sobre possíveis colisões. O sistema, como informa a agência de notícis CCN, poderia potencialmente ser usado para negociar ações como a fusão de faixas, ultrapassagens e várias outras atividades de alto risco na estrada.

“As manobras cooperativas podem ser realizadas de várias maneiras. Uma maneira eficiente é que dois veículos negociem um contrato. Uma vez que este contrato esteja completo, as manobras do contrato negociado são realizadas. Caso haja necessidade de uma mudança de planos, essa mudança também precisa ser acordada”, diz um trecho da patente.

O cerne da patente é o conceito de troca de mensagens entre veículos que são criptograficamente assinadas e servem para criar uma rede de carros próximos, a fim evitar colisões e trabalhar com o fluxo de tráfego. A patente explica que as mensagens são primeiramente trocadas entre um veículo e outro, com cada mensagem contendo um hash. Se o contrato resultante tiver que ser alterado, uma mensagem adicional será adicionada e o processo continuará.

Esta não é primeira investida da Volkswagen em DLT e criptomoedas. Como mostrou o Criptomoedas Fácil, no mês passado, durante a Cebit 18, a empresa apresentou a aplicação “Update Over the Air”, que utiliza a rede Tangle da IOTA para permitir que carros recebam atualizações de software de forma segura e rápida. Segundo a Volkswagem, a aplicação é parte integrante de um conjunto de sistemas chamado “Connected Car” que pretende integrar os veículos na indústria IoT e permitir o desenvolvimento da nova economia m2m, tal aplicação deve estar disponível já no próximo ano.

COMPARTILHAR
Toda honra e Glória pertencem a Deus sempre. Publicitário e Produtor Cultural. Entusiasta de tudo aquilo que o Estado não consegue controlar. Abaixo aos muros, que se construa janelas para o amanhã
Siga o Criptomoedas Fácil no InstagramCLIQUE AQUI !!!