Início Notícias Ripple mira a China: executivo diz que a empresa está de olho...

Ripple mira a China: executivo diz que a empresa está de olho em uma expansão para o país asiático

396
0
Ripple mira a China: executivo diz que a empresa está de olho em uma expansão para o país asiático

Jeremy Light, vice-presidente de contas estratégicas da Ripple na Europa, afirmou que a empresa estava de olho na China para expandir o uso de sua plataforma de contabilidade distribuída. O executivo falou à agência de notícias CNBC através de uma entrevista por telefone:

“A China é definitivamente de interesse, é definitivamente um alvo … a China é definitivamente um país e uma região de interesse.”

Segundo o artigo publicado pela agência de notícias News BTC, muitos fãs não-corporativos do projeto Ripple acreditam que sua moeda digital, o token XRP, é simplesmente uma versão alternativa ao Bitcoin que vários bancos globais adotaram. No entanto, este não é o caso. Embora seja certamente verdade que empresas como Santander e UBS estejam interessadas em alguns aspectos do projeto, as semelhanças com o Bitcoin são bastante escassas.

O XRP usa um método similar de validação de transações como o Bitcoin. A diferença é que os nós que compõem a rede não podem ser executados por qualquer pessoa. Eles são selecionados pela própria empresa, minando completamente a descentralização da rede. Os escolhidos para executar os nós de validação na rede da Ripple são geralmente os próprios bancos ou varejistas.

Além disso, alguns fãs da Ripple acreditam erroneamente que o token XRP é essencial para a operação da solução de pagamento transfronteiriço da empresa. No entanto, a maioria dos bancos parece estar favorecendo um produto Ripple conhecido como xCurrent. E ele não usa o XRP.

A postura agressiva do governo chinês em relação às criptomoedas como o Bitcoin, bem como a sua repressão às ofertas iniciais de moedas (ICOs, na sigla em inglês), faz parecer altamente improvável que uma expansão bem-sucedida na China apresentaria um aumento na adoção do token XRP.

Dito isso, alguns provedores de serviços financeiros estão explorando o potencial do token XRP da Ripple. Sua plataforma xRapid usa a moeda virtual e empresas como MoneyGram e Western Union atualmente a testam para determinar como ela poderia beneficiar seus modelos de negócios.

Embora uma expansão chinesa bem-sucedida provavelmente não mostre grandes empresas chinesas comprando todos os tokens XRP que conseguirem, a maior exposição da Ripple a várias instituições financeiras em todo o mundo não é um desenvolvimento negativo para a empresa.

Dito isso, a Ripple enfrentará uma forte concorrência de serviços de processamento de pagamentos já estabelecidos no país. Por exemplo, Ant Financial e Tencent já oferecem alternativas bem sucedidas que já ganharam a confiança de muitos.

COMPARTILHAR
Publicitária, planejadora estratégica e entusiasta do universo cripto. Confia nas mudanças que a tecnologia irá trazer para a sociedade.