Início Notícias Representante do BIS afirma que Bitcoin e outras criptomoedas não são dinheiro

Representante do BIS afirma que Bitcoin e outras criptomoedas não são dinheiro

617
0
Representante do BIS afirma que Bitcoin e outras criptomoedas não são dinheiro

No início deste mês de novembro, o Bank of International Settlements (BIS), considerado o banco central dos bancos centrais, reforçou sua posição contrária ao mercado de criptomoedas, enfatizando, novamente, que o Bitcoin não é dinheiro e nem mesmo um tipo de investimento, e sim apenas meros algoritmos de software sem utilidade.

O veredicto foi dado pelo gerente geral da instituição Agustin Carstens, durante um evento que aconteceu em Miami, no dia 01 de novembro. O economista mexicano ressaltou as reformas nos sistemas de pagamento que estão sendo adotadas pelos bancos centrais, que, segundo ele, são muito mais valiosas do que a atenção dada às criptomoedas.

“O uso disso [criptomoeda] como ‘moeda’ é enganoso. Criptomoedas, como Bitcoin, Ether e Tether, não servem às funções centrais do dinheiro. Nenhuma criptomoeda é uma verdadeira unidade de conta ou um instrumento de pagamento, e vimos este ano que elas são uma reserva deficitária de valor. Os compradores de criptomoedas estão comprando nada mais do que um algoritmo de software”, afirmou.

Enquanto esclarecia os pontos fortes dos atuais sistemas de pagamentos de varejo, Carstens destacou estatísticas relacionadas ao valor dos pagamentos com cartão durante um período de 16 anos.

“Globalmente, o valor dos pagamentos com cartão atingiu 25% do PIB em 2016, em comparação com 13% em 2000, de acordo com o Comitê de Pagamentos e Infraestrutura de Mercado. As aplicações já difundidas de telefonia móvel estão aumentando os pagamentos em dinheiro”, argumentou.

Carstens também criticou a demanda das empresas por anunciarem soluções em blockchain e afirmou que outras tecnologias são muito superiores, indicando que a prioridade dos bancos centrais deve ser “desenvolver novos hardwares, softwares e processos para proteger seu dinheiro, fortalecer a estabilidade financeira e proteger a economia” e não concentrar esforços para implementar blockchain.

Siga o Criptomoedas Fácil no InstagramCLIQUE AQUI !!!