Uma pesquisa conduzida pela Atomico, importante empresa europeia de capital de risco, mostra que quase metade de todos os fundos levantados através das ofertas iniciais de moedas (ICOs, na sigla em inglês) é proveniente da Europa. As informações foram extraídas da TokenData, ferramenta de notícias, dados e análises de ICOs, e embora 90% de todo o financiamento captado pelas ofertas iniciais de moedas tenha ocorrido somente em 2017, os dados apresentados consideram fundos arrecadados pelas iniciativas desde 2014.

O relatório da Atomico aponta que as ofertas iniciais de moedas europeias foram responsáveis por 46% de todo o financiamento gerado pelas ICOs espalhadas pelo mundo, o que significa cerca de US$1,76 bilhão de dólares. Além disso, a pesquisa mostra que quase metade dos fundos arrecadados na Europa foi para ICOs com sede na Suíça, especificamente em Zug, uma região de baixa tributação que emergiu como um importante centro internacional para inovação de criptomoedas. Cerca de US$828 milhões foram levantados por ICOs com sede na Suíça, o equivalente a aproximadamente 47% de todos os fundos arrecadados na Europa.

O relatório afirma que “a Europa está bem posicionada para desempenhar um papel fundamental no universo das criptomoedas“, e acrescenta que “houve uma explosão no envolvimento dos desenvolvedores europeus com as moedas digitais, principalmente com temas relacionados ao Ethereum“.

Uma análise feita pela Deloitte para o GitHub Data mostra que o Reino Unido, a Alemanha e a Rússia possuem o maior número de projetos relacionados à Blockchain na Europa. De acordo com os dados, dos 8 265 projetos relacionados à tecnologia em andamento na Europa, o Reino Unido é responsável por 1.674, a Alemanha por 1.307 e a Rússia por 721. A pesquisa ainda aponta que os Estados Unidos possuem 9.565 projetos Blockchain em andamento.

A pesquisa também afirma que a Europa possui o maior número de “nós de Bitcoin alcançáveis por região” com 5.221, seguido pelos Estados Unidos com 3.375, e pela China com 622.

loading...
COMPARTILHAR

Publicitária, planejadora estratégica e entusiasta do universo cripto. Confia nas mudanças que a tecnologia irá trazer para a sociedade.