Bitcoin

O Bitcoin Cash (BCH) foi criado nesta terça-feira (01/08) e algumas corretoras brasileiras já oferecem a possibilidade de comprar e vender a criptomoeda na plataforma.

Confira abaixo o posicionamento das exchanges perante à nova altcoin:

Mercado Bitcoin

Em nota, o Mercado Bitcoin informou que além de dar suporte aos clientes no resgate das novas moedas, também vai oferecer na plataforma a possibilidade de compra e venda do BCH:

No momento da criação do Bitcoin Cash, o Mercado Bitcoin criou endereços para todos os seus clientes.

Esses endereços estarão disponíveis para utilização da mesma forma que são os endereços de Bitcoin e Litecoin para uso na nossa plataforma.

Abaixo seguem nossas respostas as principais dúvidas que você pode ter sobre a nova moeda:

Quando poderei usar meu Bitcoin Cash (BCH)?

Os saldos, negociação, depósitos e saques de Bitcoin Cash no Mercado Bitcoin serão disponibilizados ao longo das próximas semanas.

Vamos publicar o cronograma de atualização da plataforma no final desta semana (por volta do dia 5 de Agosto).

Qual o meu saldo em Bitcoin Cash (BCH)?

Seu saldo em Bitcoin Cash no Mercado Bitcoin foi calculado no momento em que houve a criação da nova moeda, ou seja, o saldo de Bitcoins (BTC) que você tinha conosco no momento do split da moeda é igual ao seu saldo de Bitcoin Cash (BCH) atual.

Exemplo: se você tinha 1,5 BTC, você permanece com 1,5 BTC e passa a ter 1,5 BCH também.

Qual a cotação do Bitcoin Cash (BCH)?

O valor em reais do Bitcoin Cash (BCH) é o próprio mercado quem decide, assim como acontece com outras moedas como o Bitcoin e o Litecoin. O valor de uma moeda não tem relação direta com o de outra.

Se eu movimentar meus Bitcoins (BTC) isso afeta meu saldo em Bitcoin Cash (BCH)?

Não. As moedas já se separaram e seu saldo de Bitcoin Cash já está calculado. Portanto se você depositar, sacar, comprar ou vender Bitcoins, seu saldo de Bitcoin Cash não será afetado.

Se eu tenho Bitcoin (BTC) em outro lugar e transferir para o Mercado Bitcoin, automaticamente vou ter Bitcoin Cash (BCH) também?

Não. As moedas já se separaram, então você precisa importar sua chave privada em uma carteira que possa dividi-la e garantir seu BCH antes de transferir, pois as novas transações com Bitcoin já não incluem o Bitcoin Cash.

Walltime

A corretora Walltime também dará suporte aos usuários para resgatarem seus BCHs. A empresa não disse se irá oferecer a opção de compra e venda na plataforma:

Se você tinha algum saldo em Bitcoin no dia 1º de agosto às 03:00 BRT na plataforma da Walltime então você tem o mesmo saldo equivalente em BCash (BCH) pronto para resgate.

Após fazer o login, se você possuía saldo no período indicado, você vai ver um ícone de um garfo e um prato (representando o fork e o “almoço grátis”) ao lado direito do topo da página, logo abaixo dos ícones das redes sociais.

Clique nesse link e na tela seguinte digite o endereço do seu BCash (também conhecido como BCC, Bitcoin Cash ou BCH) e depois em “Resgatar”.

FOXBIT

Já a corretora FOXBIT inicialmente tinha dito que não iria dar suporte aos seus clientes para o resgate do BCH. Mas após a divisão da rede, e com a valorização que o Bitcoin Cash teve, a empresa está estudando o caso, segundo informações postadas pela empresa. A princípio a FOXBIT não irá oferecer a opção de compra e venda na plataforma, mas a possibilidade de sacar os BCHs está sendo estudada:

Quando a FOX avisou que não daria suporte ao BCH?

Desde o início do mês, nós estamos publicando em nossos canais oficiais, a posição da FOXBIT em relação ao fork.

A FOXBIT dará suporte a negociação de BCH?

Não está em nossos planos, a menos que ela se torne uma moeda dominante, como é o bitcoin hoje;

A FOXBIT terá depósitos em BCH, igual faz com BTC?

Não!

A FOXBIT vai permitir saques em BCH?

Estamos estudando fazer um website temporário que permita pessoas a sacarem os BCH, visto que fizemos um snapshot dos saldos em bitcoin após o fork.

A FOXBIT embolsou, roubou ou vendeu os BCH?

Não! A FOXBIT não fez NADA com os BCHs. Isso é totalmente possível de rastrear pelo blockchain.

Por que esse tratamento com BCH?

Simples! Dar suporte, fazer split e permitir saques em BCH, custa tempo, tempo que deve ser retirado de outro projeto ou do suporte a exchange de BTC. Por esse motivo, não demos e nem daremos prioridade ao BCH, até que ele se prove uma moeda estável.

Desde o fork da rede, o BCH teve APENAS 14 blocos e pouquíssimas exchanges estão aceitando depósitos e saques, ainda não dá pra dizer que foi um sucesso.

A especulação por trás da moeda está grande, pump & dumps durante todo o tempo, mas isso não quer dizer o fork e a tecnologia funciona perfeitamente e será o novo bitcoin. As pessoas fazem especulação com qualquer coisa, temos diversas shitcoins entrando e saindo do mercado diariamente.

Qual a previsão para sacar os BCH?

Não conseguimos mensurar uma data para ter o sistema automático. Pode ser algo que demora semanas ou até 3 meses.

Estamos acompanhando a todo momento o desandar da rede do BCH e as exchanges que estão fazendo o trade da moeda.

Se eu criar um fork chamado Bitcoin Azul, poderei sacar?

Não! Estamos verificando com o nosso jurídico, para que essas situações estejam previstas em nosso Termo e Condições de Uso, caso aconteça um novo fork.

Basicamente, o BCH é muito semelhante aos giveways que dão bônus pra quem tem bitcoin, igual aconteceu com a Stellar.

Caso você tenha os bitcoins sob a sua chave privada, conseguirá ter acessos aos BCHs e aos giveways que acontecem, porém, quando os bitcoins estão na corretora, você não tem a chave privada e deveria utilizar ela apenas para intermediar a compra e venda de moedas, não para armazenar seus bitcoins como uma carteira.

Lembrando que o conceito do bitcoin é que você seja o seu próprio banco, logo, não faz sentido algum manter a custódia das suas moedas, na mão de outras pessoas, a menos que você vá negociá-las.

*Edit: A FOXBIT emitiu um comunicado oficial após a postagem desta matéria, confira:

Criar um sistema automatizado ou permitir que façam retiradas de bitcoin cash direto da plataforma, leva muito tempo e nossa equipe está totalmente focada em novos produtos, por isso, no dia 10 de Agosto, disponibilizaremos um formulário online, direto da nossa Central de Ajuda, para o solicitar a retirada de BCH.
O processo será todo manual, semelhante ao que algumas exchanges estão fazendo, portanto, pode ser que leve mais de algumas horas para você conseguir verificar a transação no blockchain, mas garanto que você terá total acesso as suas moedas e poderá vendê-las em qualquer exchange que aceite Bitcoin Cash.
Fique ligado em nossa página do Facebook, que é o canal oficial da FOXBIT, para ter acesso ao link do formulário no dia 10 de Agosto.

 

Vale sempre lembra o bom e velho mantra: “Exchange não é carteira!”

Leia também nosso artigo sobre como proteger a sua privacidade e segurança online.

loading...