Japão

No início desta semana, o Criptomoedas Fácil informou que o mercado de câmbio de Bitcoin do Japão ultrapassou os Estados Unidos, e agora é o maior mercado mundial em questão de volume.

No entanto, o Japão só conseguiu manter seu alto volume de negociação por alguns dias, enquanto a China e os EUA recuperaram as suas posições nos rankings mundiais do mercado de câmbio de Bitcoin, como os dois maiores mercados internacionalmente.

Nas principais comunidades e fóruns de Bitcoin on-line, usuários, entusiastas, analistas e traders de bitcoin, expressaram suas preocupações com a utilização do volume de negociação do Japão para medir o crescimento do mercado e da indústria do Bitcoin.

Taxa zero e margin trading

Alguns usuários explicaram que os volumes de negociação do mercado japonês estão inflados, e os números passam uma falsa realidade devido ao sistema de taxa zero e da negociação em margem (do inglês margin trading).

China era o maior mercado de câmbio de bitcoin do mundo de 2013 à 2016, até que o governo chinês e seu Banco Central (PBoC) emitiram diretrizes rígidas para corretoras em operações de taxa zero e margem. O volume do mercado chinês de câmbio diminuiu consideravelmente quase imediatamente após as negociações com taxa zero serem proibidas pelo PBoC.

Em uma entrevista a CFO da BitFlyer, Midori Kanemitsu, enfatizou que as negociações das corretoras japonesas são legítimas e que, apesar do sistema de taxa zero, os volumes não são inflados, ou fabricados por bots ou por ordens ilegítimas.

Kanemitsu disse:

O mercado japonês de bitcoin é tão extremamente competitivo que quase todas as corretoras não cobram taxas. (…) Também houve bons fluxos da recente volatilidade, incluindo “Brexit”, onde o JPY foi comprado e o BTC superou o JPY.

Um “jogador chave”

Independentemente da postura de Kanemitsu e BitFlyer no sistema de taxa zero, as corretoras de bitcoin do Japão têm confiado em seu sistema de taxa zero desde o início.

Usuários, traders e analistas podem chegar às suas próprias conclusões para explicar o rápido crescimento do mercado japonês, e optar se considera o volume como inflado e falso.

O fato é que o Japão se tornou um jogador chave no mercado mundial de câmbio de criptomoedas.

loading...