pivx

Proprietários de Masternodes PIVX decidiram por votação desistir dos direitos de votos, estendendo a governança da criptomoeda para todos seus possuidores.

Evolução do Blockchain

Não é de se negar que a intenção original de Satoshi Nakamoto de uma comunidade descentralizada, envolva o processo de participação plena de cada indivíduo representado no ecossistema democratizado.

A tecnologia Blockchain não envolve servidores centralizados em locais específicos. É uma tecnologia onde cada participante desempenha um papel na manutenção da rede e da sua segurança. Governança sobre o Blockchain é tipicamente uma democracia descentralizada. Isso significa que as decisões tomadas dentro da comunidade devem ser acordadas pela maioria dos usuários. Assim, questões de monopólio de controle e manipulação do sistema é altamente minimizado, uma vez que o custo intrínseco de alcançar uma opinião consensual da maioria dos participantes pode eventualmente superar os benefícios percebidos de uma intenção posterior.

Com o passar do tempo, à medida que as tecnologias Blockchain e Distributed Ledger (DLT) se desenvolvem, pode-se argumentar que na maioria dos casos sistemas de governança gradualmente se afastam da verdadeira descentralização. Isso é observado na posse de grandes fazendas de mineração no sistema de Proof-of-Work (PoW) do Bitcoin. Essas empresas proprietárias de enormes fazendas de mineração, fazem com que se torne praticamente impossível a mineração de forma independente por indivíduos em seus CPUs. Portanto gradualmente passa a ser um sistema de governança parcialmente centralizado.

Limitações existentes

Um exemplo claro disso é o observado atualmente no debate em andamento do Bitcoin. Uma situação em que a maioria dos usuários da criptomoeda se resigna à uma decisão de uma porcentagem menor que toda a comunidade (os mineiros). Tal cenário é argumentado para estar longe da aclamada forma descentralizada de governança contida na proposta inicial da tecnologia.

Outros sistemas de governança, como o Proof-of-Stake (PoS) do Dash, também foram observados como tendo suas próprias limitações para permitir uma verdadeira descentralização. Nesses casos, são os proprietários de Masternodes (MNOs) que representam o conselho governante de tais sistemas. Eles mantêm o direito de voto exclusivo dentro da comunidade.

Próximos passos

Numa tentativa de restaurar a verdadeira descentralização e fornecer uma plataforma inclusiva onde cada usuário tem voz, PIVX, propôs um sistema de governança em comunidade (Community Designed Governance – CDG).

O objetivo final é substituir o atual sistema de governança, por um sistema de governança em comunidade, que irá reestruturar e redistribuir o poder de voto de governabilidade para abranger todos os que possuem PIVX.

A sugestão exige que os atuais MNOs desistam de seus direitos de voto e cada proprietário PIVX se torne um eleitor elegível. A proposta recebeu um apoio esmagador, com 62% dos MNOs votando a favor da implementação.

Este desenvolvimento significa que a seguinte declaração – “PIVX irá trabalhar para ter um sistema de governança em comunidade que altera a distribuição de votos, para incluir toda a comunidade.” – será adicionado à página Pivx.org de início. Após se iniciará a fase seguinte de trabalho para o CDG.

A identidade e a sustentabilidade da tecnologia de “livro-razão distrubuído”(o DLT) depende em grande parte de sua estrutura de governança. Embora o CDG ainda esteja em progresso, poderia eventualmente se tornar o caminho para levar todo o ecossistema de volta à intenção original de Satoshi.

O que achou desse novo método de votos da PIVX? Deixe seu comentário abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão? Participe do nosso canal no Telegram: https://t.me/criptomoedasfacil (@criptomoedasfacil)

loading...