Início Notícias Petrobras planeja investir bilhões para implementar blockchain em suas operações

Petrobras planeja investir bilhões para implementar blockchain em suas operações

834
0
Petrobras planeja investir bilhões para implementar blockchain em suas operações

A Petrobras está mirando a blockchain para buscar novas formas de agilizar serviços e reduzir burocracias. A empresa vem investindo na tecnologia nas áreas de comercialização, cadeia de suprimentos e conformidade, de acordo com Augusto Hougaz, gerente do departamento de Gerenciamento de Transformação Digital da Petrobras.

Um projeto piloto que utiliza a tecnologia já vem sendo desenvolvido em parceria coma PUC-Rio e nele foi possível identificar melhorias na transparência da empresa com a utilização da cadeia de blocos.

“Ao digitalizar o processo de assinatura, a tecnologia elimina o desperdício com documentos físicos. Além disso, a assinatura digital registrada na blockchain não pode ser alterada ou manipulada, garantindo a confiabilidade e transparência, efeito muito positivo para a área de conformidade”, disse Augusto Hougaz, gerente de Transformação Digital da Petrobras.

Segundo Hougaz, a estratégia da empresa com blockchain envolve toda uma transformação digital que a petroleira vem realizando, com o objetivo de revolucionar a forma como a empresa administra seus futuros negócios e atividades de petróleo e gás. O plano de negócios da Petrobras inclui gastos de US$6,63 bilhões em infraestrutura e P&D, incluindo investimentos em toda a área de transformação digital.

O projeto piloto segue avançado e, como revela o gerente-executivo do Cenpes Orlando Ribeiro, o projeto já tem até uma assistente virtual, como a Alexa da Amazon ou a Siri da Apple, vinculada ao projeto, chamada Sofia. No entanto, não há uma data definida para implementar os projetos efetivamente nos processo da empresa.

Recentemente, como mostrou o Criptomoedas Fácil, gigantes petroleiras mundiais como BP, Shell e Equinor uniram-se a grandes bancos e trading houses para lançar uma plataforma baseada em blockchain, chamada Vakt, para impulsionar o comércio de commodities energéticas a nível global.

COMPARTILHAR
Toda honra e Glória pertencem a Deus sempre. Publicitário e Produtor Cultural. Entusiasta de tudo aquilo que o Estado não consegue controlar. Abaixo aos muros, que se construa janelas para o amanhã
Compre e Venda Bitcoin, Ethereum, Litecoin e Decred de maneira simples, rápida e segura !!CLIQUE AQUI