Início Notícias ONU anuncia parceria com startup para geração e compartilhamento de energia

ONU anuncia parceria com startup para geração e compartilhamento de energia

579
0

Conforme tem relatado o Criptomoedas Fácil, a ONU tem se envolvido em inúmeros projetos que utilizam criptomoedas e blockchain. Recentemente, o PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, anunciou uma parceria com o projeto Sun Exchange para o desenvolvimento de um programa piloto que busca levar energia solar à uma universidade na Moldávia, país do leste europeu.

A startup, que está com uma oferta inicial de moeda (ICO, na sigla em inglês) aberta, pretende ser uma grande rede de compartilhamento de energia via blockchain, na qual as pessoas que possuem painéis solares aluguem seus equipamentos para os receptores da energia e sejam pagos em criptomoeda, podendo ser Bitcoin ou Solarcoin, token nativo da plataforma.

Não está claro como a energia, efetivamente produzida por um painel solar no Brasil, por exemplo, vai “chegar” até qualquer outro ponto do mundo via blockchain.

Segundo reportagem da Coindesk, agência de notícias especializada no universo cripto, o diretor-executivo da Sun Exchange Abe Cambridge disse que a universidade alugaria os painéis por 20 anos. Embora o post do blog da ONU mencione a Universidade Técnica da Moldávia como um provável destinatário do programa piloto, a escola ainda não foi determinada. No entanto, os painéis estão programados para começar a gerar energia nos próximos três meses.

O gerente do projeto PNUD Dumitru Vasilescu, que está supervisionando o programa piloto, disse que “a decisão de fazer parceria com o Sun Exchange é baseada em na compreensão da replicabilidade de seu modelo” e acrescentou que se o projeto for bem sucedido, “buscaremos replicação nos países onde a PNUD opera”.

COMPARTILHAR
Toda honra e Glória pertencem a Deus sempre. Publicitário e Produtor Cultural. Entusiasta de tudo aquilo que o Estado não consegue controlar. Abaixo aos muros, que se construa janelas para o amanhã