câmara

O assunto do momento na câmara é a extinção do dinheiro em espécie com a discussão do – Projeto de Lei 48/ 2015. A ideia do surgimento desta lei, objetivamente é colocar um fim  na produção, circulação e utilização do dinheiro em espécie (notas e moedas), e no lugar colocar novas opções digitais para realização de transações financeiras.

Será definitivamente o momento da era das moedas digitais, como o bitcoin e as criptomoedas? Será a hora de começar a colecionar as cédulas de Real? Agora que o acesso às carteiras digitais estarão ainda mais presentes no dia a dia das pessoas, graças à massificação do acesso à internet? Vamos tentar entender melhor o cenário que esperamos pela frente.

Esta é uma notícia que já era esperada, só não sabíamos quando. Em janeiro deste ano noticiamos aqui no portal Criptomoedas Fácil que o Prêmio Nobel de Economia, Joseph Stiglitz, acreditava que deveríamos eliminar o dinheiro em espécie e começar a usar moedas digitais. Ainda é bom lembrar que a Câmara dos deputados também criou uma comissão para regulamentar o bitcoin no Brasil.

Já o projeto de hoje (terça-feira dia 11 de julho) foi discutido pela Comissão de Defesa do Consumidor.

O maior objetivo do projeto de Lei em questão, é discutir o uso de novos meios de pagamentos como: Cartões, carteiras eletrônicas, e moedas digitais.

De acordo com José Carlos Araújo (PR-BA), a discussão se mostra necessária no cenário atual econômico. Até porque a questão discutida é de grande relevância devido aos impactos na economia em si, atingindo as relações de consumo de dentro e fora do país.

Na discussão de hoje alguns representantes do mercado financeiro do Brasil estiveram presentes. Os principais participantes foram o Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles; o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim; o Ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira; Presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn; Presidente da Confederação Nacional  das Instituições Financeiras (CNF), Sérgio Agapito Lires Rial; e para finalizar o time que discutiu o projeto, o Presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal Filho.

As moedas digitais e a extinção do dinheiro em espécie, foram os tópicos mais conversados na sessão de hoje, até porque a pretensão é que as moedas digitais entrem no lugar do dinheiro em espécie, para sua utilização em pagamentos, compras e investimentos.

Enquanto as atualizações do resultado da sessão discutida na câmera hoje não são divulgadas, conheça melhor em nosso site sobre o fim do dinheiro em espécie, o uso das moedas digitais, como comprar bitcoin, investir e como utilizar até pagando boleto.

Nota de atualização:

A Comissão de Defesa do Consumidor cancelou a audiência pública que faria nesta terça para discutir o Projeto de Lei 48/15, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que pretende pôr fim à produção, circulação e uso do dinheiro em espécie e determina que as transações financeiras se realizem apenas por meio do sistema digital.

A audiência ainda não foi remarcada.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Fonte: Agência Câmara Notícias.

loading...
COMPARTILHAR

Publicitária e empresária, sempre ligada nas últimas notícias e poeta nas horas vagas.

  • Rafael Doni Cipriano

    Será q o Brasil é tão avançado pra aceitar estas ideias???

  • PauloB.83

    Na verdade eles querem “Colocar Regras” no uso das cripto moedas, pois viram o quanto elas estão crescendo, ou seja, o Ridículo governo Brasileiro querendo garantir mais uma “boquinha’ de impostos para eles

  • Winston Ferreira

    Não é avanço para o nosso governo aderir uma moeda virtual, o tanto que esses políticos já roubam ainda querem mais, sempre mais. Agora querem uma boquinha no bitcoin. Não duvido nada que eles aprovem alguma coisa sobre isso para poder morder um pouco, igual fizeram com a Uber!! 25% de impostos !!

  • Brigitte Fitzgerald

    Saber de trabalhar eles não querem mais arruma novos imposto vive arrumando está foda.

  • Andressa

    Muito bom o conteúdo do artigo !! Eu acredito que o povo brasileiro tem que evoluir a própria educação financeira e começar um logotipo de investir, afinal Bitcoins e outras criptomoedas são o futuro. Pra quem quer comprar, pode ver como fazer isso de forma rápida e segura no blog Digital hot na categoria de criptomoedas