Início Notícias Nicolás Maduro obriga bancos da Venezuela a adotarem o Petro

Nicolás Maduro obriga bancos da Venezuela a adotarem o Petro

598
0
Nicolás Maduro obriga bancos da Venezuela a adotarem o Petro

Os bancos venezuelanos foram obrigados a usar o Petro, a criptomoeda do governo de Nicolás Maduro, como unidade de conta. A AFP informou na terça-feira, 28 de agosto, que “todas as informações financeiras” devem ser denominadas tanto no bolívar – a moeda oficial da Venezuela – quanto no Petro, a moeda digital do Estado lançada em dezembro.

O governo de Maduro alegou, sem evidências, ter levantado bilhões de dólares durante uma pré-venda no início deste ano, apesar da reação de líderes da oposição no país, bem como de críticos internacionais, incluindo o governo dos EUA. De fato, em março, o presidente dos EUA Donald Trump aprovou novas sanções contra a Venezuela que visavam especificamente o Petro.

Foi anunciado anteriormente que a estatal petrolífera Petróleos de Venezuela (PDVSA) começará a usar o Petro como uma unidade de conta, e as autoridades também ordenaram que as pensões e salários financiados pelo governo sejam ancorados na criptomoeda.

As últimas notícias também acompanham um relatório das Nações Unidas, segundo o qual, desde 2014, 2,3 milhões de pessoas fugiram da Venezuela em meio à crise econômica do país.