Início Bitcoin MIT testa contratos inteligentes na Lightning Network do Bitcoin

MIT testa contratos inteligentes na Lightning Network do Bitcoin

815
0
MIT testa contratos inteligentes na Lightning Network do Bitcoin

Um teste realizado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) poderá fornecer aos usuários de Bitcoin uma pequena amostra de como a escalabilidade da Lightning Network (LN) poderá funcionar quando implementada.

Segundo a CoinDesk, agência de notícias especializado no universo cripto, a renomada universidade norte-americana tem realizado testes para operar contratos inteligentes dentro da LN do Bitcoin. Os testes seriam motivados para a implementação de um estudo de caso que mostre que a rede e os contratos podem ser combinados para lidar não apenas com milhões de transações, mas também para operar com transações de complexidade cada vez maior.

O teste está sendo conduzido pelo programa de Iniciativa de Moedas Digitais (DCI). O DCI foi iniciado em 2015 e tem como objetivo promover pesquisa e desenvolvimento na área de criptomoedas. O teste prevê um sistema no qual as transações ocorrerão automaticamente no caso de eventos externos definidos, baseados no preço atual ou no preço atual do dólar americano.

Isso é possível devido ao uso criativo dos chamados “oráculos”, entidades confiáveis destinadas a transmitir dados para os contratos inteligentes. Para esta demonstração, os pesquisadores Tadge Dryja e Alin S. Dragos construíram um oráculo de teste para divulgar o preço recente de dólares americanos em satoshis, a menor unidade de bitcoins, que qualquer um pode pegar e usar para seus contratos inteligentes.

É um passo notável para a ideia, uma proposta pela primeira vez por Dryja no verão passado. No entanto, esta é a primeira vez que a ideia é implementada como um protótipo com código de trabalho.

Dragos disse à CoinDesk:

“Criamos como um recurso autônomo do nosso software da LN. Escolhemos dados que achamos que seriam legais, como dólares americanos, mas podem ser quaisquer dados que o usuário quiser, seja o tempo ou um estoque.”

Versão beta

Dragos salientou que o projeto ainda é “experimental” e “não deve ser usado com dinheiro real”. Dito isso, ele e outros pesquisadores do MIT estão convencidos de que, com a ajuda da LN, o Bitcoin poderá um dia ser utilizado para capacidades originalmente imaginadas por seus criadores e usuários iniciais.

Como parte desse trabalho, os pesquisadores do MIT já criaram uma implementação para a rede de iluminação chamada lit, e esse código oráculo é um complemento desse trabalho.

“Nós da DCI realmente acreditamos no potencial da LN”, disse Dragos.

“Bitcoin não possui uma escalabilidade muito boa. Decidimos que deve haver algo melhor. A LN é o melhor. É a maneira de escalar.”

Contratos inteligentes e novidades

Além da LN, outra novidade trazida pelo experimento é o uso dos contratos inteligentes na rede do Bitcoin. Essa funcionalidade geralmente é atribuída a outros ativos digitais, como a rede Etherium, por exemplo.

Neste caso, um contrato de futuros pode ser criado entre duas ou mais partes. Alice promete pagar a Bob qualquer que seja o preço do dólar em satoshis num determinado dia (digamos, numa sexta-feira). Se um dólar vale 12.150 satoshis até o final da semana, então esse será o preço a ser pago no contrato.

É um tipo de caso de uso de contrato inteligente avançado que geralmente não está associado ao Bitcoin. “Quando as pessoas pensam em contratos inteligentes, elas pensam no Ethereum. Sua linguagem de script é muito mais rica”, admitiu Dragos.

Mas, ele argumenta que, com algumas soluções alternativas, o Bitcoin pode fazer a mesma coisa que a rede do Ether.

“(O Bitcoin) não é tão amigável ao desenvolvedor porque ele não foi criado com esse propósito, mas é possível usá-lo. é preciso apenas ser um pouco criativo”, finalizou o pesquisador.

Compre e Venda Bitcoin, Ethereum, Litecoin e Decred de maneira simples, rápida e segura !!CLIQUE AQUI