Início Notícias Ministro das finanças da Índia adota tom severo ao tratar sobre criptomoedas

Ministro das finanças da Índia adota tom severo ao tratar sobre criptomoedas

490
2
india bitcoin

Arun Jaitley, ministro das Finanças da Índia, disse nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, que o governo indiano não considera as criptomoedas como um ativo de curso legal. Essa declaração segue a mesma linha dos últimos comentários do ministro no final do ano passado.

De acordo com uma publicação da LiveMint, agência de notícias indiana, Jaitley, em uma discurso anual sobre o orçamento do país, reiterou a sua visão e disse que o governo tomará medidas contra o uso da tecnologia para fins ilegítimos. Ele também se referiu à proibição do uso das criptomoedas como parte do sistema de pagamento. “O governo não considera as criptomoedas como moedas e tomará todas as medidas para eliminar o uso das mesmas no financiamento de atividades ilegítimas ou como parte do sistema de pagamento”, disse o ministro.

No início de dezembro, Jaitley disse que o governo indiano estava trabalhando em recomendações para regular o mercado de criptomoedas, mas tomou conhecimento de que atualmente não existem regras para as moedas digitais. O governo criou um comitê com o banco central e vários departamentos governamentais para estudar possíveis regulamentações. “A posição do governo é clara, não reconhecemos isso como moeda legal”, disse ele na época.

Em contraste com seus comentários sobre criptomoedas, Jaitley mencionou a tecnologia Blockchain de forma positiva durante o seu discurso, comentando a possibilidade de gravar transações ou dados sem a necessidade de uma plataforma intermediária. “O governo explorará o uso da tecnologia Blockchain de forma proativa para inaugurar uma economia digital,” ele disse.

Os comentários suscitaram receios de que a Índia esteja se movendo para proibir as criptomoedas de forma definitiva, e, embora ainda seja preciso aguardar sobre quais as medidas específicas o governo tomará após os comentários de Jaitley, a notícia parece ter surtido efeito no mercado que tem apresentado constante queda.

COMPARTILHAR
Publicitária, planejadora estratégica e entusiasta do universo cripto. Confia nas mudanças que a tecnologia irá trazer para a sociedade.