Início Notícias Milhares de grupos de manipulação de criptoativos são descobertos em aplicativos de...

Milhares de grupos de manipulação de criptoativos são descobertos em aplicativos de mensagens

108
0
Milhares de grupos de pump-and-dump de criptoativos são descobertos em aplicativos de mensagens

Existem milhares de grupos de “pump-and-dump”(termo usado para se referir ….) em aplicativos de mensagens populares, revelou um estudo realizado pela Social Science Research Network (SSRN), em 18 de dezembro.

Pump-and-dump é a prática fraudulenta de impulsionadores que encorajam investidores inconscientes a comprar um ativo para inflacionar seu preço artificialmente e depois vendê-lo quando o preço fica alto o suficiente.

Esta prática não é nova, a Cointelegraph informou no ano passado sobre os grupos de Telegram que organizam pumps-and-dumps. Os dados recém-publicados, no entanto, “sugerem que o fenômeno [pump-and-dump] é generalizado e, muitas vezes, bastante lucrativo”.

De acordo com um artigo sobre o estudo, publicado pela Bloomberg, os pesquisadores identificaram 4.818 tentativas de pump-and-dump entre janeiro e julho deste ano, estudando dados coletados das plataformas de mensagens Telegram e Discord.

Os acadêmicos admitem que, embora os esquemas de pump-and-dump revisados ​​por eles tenham sido conduzidos de maneira semelhante aos que já ocorreram no passado, “a recente explosão de quase 2.000 criptomoedas em um ambiente amplamente não regulamentado expandiu enormemente o escopo para abuso.”

O documento observa que “o impulsionamento de moedas obscuras (com baixo volume) é muito mais lucrativo do que o impulsionamento das moedas dominantes no ecossistema”, mas ao mesmo tempo “o Bitcoin não está imune ao fenômeno pump-and-dump”. O relatório identificou 76 grupos de pump-and-dump do Bitcoin (BTC) no Telegram e seis no Discord.

Compre e Venda Bitcoin, Ethereum, Litecoin e Decred de maneira simples, rápida e segura !!CLIQUE AQUI