Início Blockchain Microsoft aposta em tokenização de ativos na blockchain

Microsoft aposta em tokenização de ativos na blockchain

663
0

NOVA YORK – Uma das maiores companhias de software do mundo, a Microsoft, está ativamente desenvolvendo ferramentas que poderão transformar o mundo no qual vivemos em tokens digitais.

Durante a conferência Ethereal, realizada em Nova York, no último sábado 12 de maio, o co-fundador da divisão de blockchain da companhia, York Rhodes III, afirmou que os tokens poderão representar absolutamente todo e qualquer tipo de ativo ou objeto que nós estamos habituados a lidar.

“A tokenização é o futuro. Ela tem estado entre nós há muito tempo por meio do e-commerce, Uber, Airbnb etc. A tokenização representa a capacidade de transformar algo existente em uma unidade digital, mas com muito mais segurança e passível de ser transacionada de forma mais livre e sem atrito”, disse o executivo.

Na opinião do especialista, a tokenização pode ser explicada como a representação de algo físico em forma de código de computação. Ele citou o exemplo do código de barras como uma forma de tokenização de objetos. A blockchain entra no jogo para registrar de forma imutável a história e a trajetória de cada token.

“Códigos de barras são formas de rastrearmos itens, são formas de identificarmos o aspecto único de algo. Porém, o código de barras não está registrado de forma imutável em um livro de registro, ou seja, um blockchain. E é exatamente isso que faremos agora”, afirmou.

Para Rhoades III, será possível tokenizar qualquer tipo de ativo, seja ele tangível, não tangível, fungível, não fungível ou até mesmo ativos digitais, como softwares. “O bitcoin é muitas vezes descrito como dinheiro programável. Com a tokenização, estamos diante daquilo que podemos chamar de “programação das coisas”.

COMPARTILHAR
Jornalista econômico com mais de 10 anos de experiência, documentarista e viajante do mundo. Conheceu a Blockchain no final de 2014. Desde então, acredita na descentralização como meio para a revolução.