Início Notícias Mais um esquema de pirâmide envolvendo criptomoedas é descoberto

Mais um esquema de pirâmide envolvendo criptomoedas é descoberto

1275
0

Mais um esquema ponzi (pirâmide financeira) envolvendo criptomoedas foi desvendado na Índia e, segundo as autoridades locais, dois indivíduos, operadores do sistema, teriam arrecadado mais de 300 Bitcoins, o equivalente a aproximadamente US$ 2,6 milhões, de cerca de 5 mil pessoas.

O caso veio a público em uma matéria do jornal local The Times of India, revelando que o esquema era desenvolvido por meio de um sistema de marketing multinível que incentiva os investidores a atrair outros para o esquema prometendo altos retornos sobre os investimentos, cerca de 12%, além de 5% sobre os rendimentos de cada referenciado e 10% em comissão para cada novo indicado investindo na plataforma. Tudo era operado através de uma empresa chamada Bitmineplus, que encorajava os investidores a depositar ou comprar Bitcoins da empresa. O site da empresa, até o momento, ainda está em funcionamento.

Como a maioria dos esquemas de pirâmide, depois de pagar aos investidores seus retornos em Bitcoin investidos inicialmente, a história começa a complicar com o tempo e retirar os lucros ou o valor investido fica cada vez mais difícil e, muitas vezes, impossível. No caso indiano, a empresa começou a oferecer dividendos em “BMP”, sua própria criptomoeda personalizada, que, efetivamente, não possuía qualquer valor de mercado. A ideia dos criminosos era fugir com todos os investimentos.

No início deste mês, foi descoberta a maior fraude da história envolvendo uma oferta inicial de moeda, no caso, uma proposta de criptomoeda no Vietnã enganou cerca de 32 mil cidadãos e levantou um total de US$660 milhões. As investigações de ambos casos seguem em curso.

COMPARTILHAR
Toda honra e Glória pertencem a Deus sempre. Publicitário e Produtor Cultural. Entusiasta de tudo aquilo que o Estado não consegue controlar. Abaixo aos muros, que se construa janelas para o amanhã
Siga o Criptomoedas Fácil no InstagramCLIQUE AQUI !!!