Início Notícias Livro Blockchain Basics é publicado em português

Livro Blockchain Basics é publicado em português

774
0
Waiting and Reading in the Subway

Um dos grandes problemas em relação aos materiais sobre Bitcoin e Blockchain é explicar o tema para as pessoas que são leigas em tecnologia. A complexidade do tema é suficiente para gerar uma série extensa de perguntas em qualquer palestra.

Alguns livros, como o Mastering Bitcoin, escrito por Andreas Antonopoulos, conseguem explicar o tema com uma relativa facilidade. Porém, ainda assim esbarram nos aspectos técnicos e trazem determinados conceitos que uma pessoa não familiarizada com tecnologia pode ter uma grande dificuldade de entender.

E é este cenário que o escritor Daniel Drescher tenta mudar com o seu livro Blockchain Basics, publicado originalmente pela editora Apress e traduzido aqui no brasil como Blockchain Básico, publicado pela editora Novatec.

Blockchain em 25 lições

Em menos de 300 páginas, Blockchain Básico se propõe a levar o assunto Blockchain para os leitores de forma simples. O autor se dá bem ao evitar o uso de jargões de computação, códigos ou fórmulas matemáticas, e entrega uma leitura simples e que flui de maneira satisfatória, para leitores com qualquer nível de conhecimento sobre Blockchain ou tecnologia em geral.

À primeira vista, isso poderia ser qualificado como uma tarefa bastante díficil para o autor, dado o seu extenso currículo profissional. Com mestrado em engenharia de software pela Universidade de Oxford e doutorado em econometria pela Technical University de Berlim, o amplo conhecimento de Drescher poderia implicar em um livro bastante técnico e cheio de nuances que poderiam desestimular muitos leitores.

No entanto, Drescher evita justamente esse caminho, visando aumentar o alcance de seu livro e diferenciá-lo. O autor concordou gentilmente em falar com Criptomoedas Fácil sobre a obra, e esclareceu vários pontos.

Drescher falou sobre o seu público-alvo e o conteúdo da obra:

“O objetivo (do livro) é preencher a lacuna entre as publicações puramente técnicas e as puramente focadas nos negócios em Blockchain. O público-alvo são leitores sem qualquer grau de conhecimento em matemática ou informática que, no entanto, buscam entender como a blockchain funciona”, afirmou.

Outra preocupação da obra, segundo o autor, foi a de não se ater a uma ou algumas blockchains específicas. “O livro deliberadamente não discute blockchains ou criptoativos específicos, porque essa discussão específica é rapidamente ultrapassada. Ao focar nos conceitos básicos, o livro permanece atualizado, mesmo que blockchains específicas sejam criadas ou desapareçam”, pontuou Daniel.

Os conceitos trazidos no livro

Em suas 272 páginas, o livro traz 25 conceitos sobre blockchain como um todo. A linguagem simples, feita com o uso de metáforas do mundo real, contribui para que a obra passe a sua mensagem de forma clara e, até certo ponto, divertida.

Eis alguns conceitos que são abordados por Drescher no livro:

  • O que é o blockchain;
  • Por que o programa é necessário e quais problemas ele resolve;
  • Por que há tanta empolgação em relação à blockchain e ao seu potencial;
  • Quais são os principais componentes e seus propósitos;
  • Como os componentes funcionam e interagem;
  • Quais são as limitações, por que elas existem e o que tem sido feito para superá-las;
  • Quais são os principais cenários das aplicações;

O livro está disponível em versão física ou digital e pode ser adquirido pelo site da editora Novatec.

Siga o Criptomoedas Fácil no InstagramCLIQUE AQUI !!!