Início Notícias Irã avança na criação de sua criptomoeda estatal

Irã avança na criação de sua criptomoeda estatal

417
0
Irã avança na criação de sua criptomoeda estatal

Mohammad Azari-Jahromi, ministro de tecnologia da informação e comunicação (ICT) do Irã, confirmou para a Reuters, agência de notícias internacional, que a nação árabe avançou em seus objetivos de criar uma criptomoeda própria. Segundo ele, embora o banco central iraniano tenha proibido as negociações de criptomoedas dentro do país, isso não é um impeditivo para o desenvolvimento de uma altcoin própria.

“A proibição do banco central não significa a proibição ou restrição do uso de uma criptomoeda no desenvolvimento nacional. Na semana passada, em uma reunião conjunta para rever o progresso do projeto [criptomoeda local], foi anunciado que o modelo experimental está pronto”, relatou.

A iniciativa da criação de uma criptomoedas estatal está sendo liderada pelo Post Bank of Iran, um banco estatal com sede em Teerã. Ainda não há informações se o projeto será como o venezuelano, lastreado em algum ativo físico, ou se será como o projeto brasileiro do BNDES, no qual cada token corresponde a uma unidade de moeda fiduciária.

Detalhes do projeto são escassos, mas é um desenvolvimento notável em um momento em que o rial iraniano, moeda fiduciária do país, despencou para um nível mais baixo em abril, em meio a temores de um retorno das sanções financeiras lideradas pelos EUA.

As dúvidas que cercam o Irã cresceram também devido ao controverso anúncio feito por Benjamin Netanyahu, primeiro ministro israelense, que garantiu ter provas (pastas fechadas e cds foram mostrado sem contudo permitir o acesso a eles) de que o regime do Irã mantém um programa atômico secreto, afirmando que o Irã “mentiu sobre seu compromisso com o acordo nuclear firmado em 2015”. Irã e Israel são inimigos.

Sobre o projeto cripto iraniano, Azhari acrescentou que:

“Em uma reunião com o conselho de diretores do Banco do Irã sobre criptomoedas baseadas em blockchain, as medidas necessárias para a implementação do piloto da primeira criptomoeda do país foram estabelecidas usando a nossa capacidade de elite.”

COMPARTILHAR
Toda honra e Glória pertencem a Deus sempre. Publicitário e Produtor Cultural. Entusiasta de tudo aquilo que o Estado não consegue controlar. Abaixo aos muros, que se construa janelas para o amanhã