Início Blockchain Bancos europeus realizam a primeira transação de títulos governamentais em blockchain

Bancos europeus realizam a primeira transação de títulos governamentais em blockchain

666
1

Dois bancos europeus, o Credit Suisse e o grupo de serviços financeiros ING, utilizando a plataforma Corda desenvolvida pelo consórcio R3, anunciaram a conclusão da primeira transação envolvendo títulos governamentais, no caso holandês e alemão, em blockchain. A transação envolveu títulos mobiliários que somam 25 milhões de euros, de acordo com o comunicado, e também destaca a presença da empresa de advocacia Clifford Chance no desenvolvimento de um quadro legal para a transferência.

“O sucesso desta primeira transação em tempo real demonstra o potencial da tecnologia blockchain para ajudar a melhorar a fluidez, criando uma solução mais eficiente e transparente”, disse Romain Dumas, do Credit Suisse Securities (Europe) Limited.

A transação também envolveu a HQLAx, uma empresa de inovação em tecnologia financeira especializada em fornecer gerenciamento de liquidez e soluções de gerenciamento de garantias para clientes institucionais. Durante a operação, o Credit Suisse e o ING concordaram em transferir a propriedade legal dos títulos do governo holandês e alemão na plataforma usando registros de garantia digital (DCRs) da HQLAx, enquanto os títulos subjacentes permaneceram dentro de contas de custódia exclusivas DCR detidas pelo Credit Suisse e ING. Na operação, ocorreu a transferência dos direitos de propriedade das contas vinculadas ao DCR da HQLAX, contendo “cestas de valores mobiliários”, em vez da maneira tradicional de transferir os próprios títulos individuais.

“O uso de DCRs para efetuar transferências de títulos pode, em última instância, ajudar a aumentar a transparência regulatória, mitigar riscos sistêmicos, reduzir o risco operacional e ajudar as instituições financeiras a gerenciar o capital de forma mais eficiente. Este novo marco traz o aplicativo de empréstimo colateral HQLAx em Corda, conhecido como CorDapp”, salienta o comunicado.

Charley Cooper, diretor da R3, disse à Reuters, agência de notícias britânica, que a transação bem-sucedida era “muito mais do que uma prova de conceito em um laboratório fechado”.

“Estas são instituições reguladas em um mercado real e é uma demonstração única de que as soluções em blockchain estão sendo implantadas em configurações comerciais.”

COMPARTILHAR
Toda honra e Glória pertencem a Deus sempre. Publicitário e Produtor Cultural. Entusiasta de tudo aquilo que o Estado não consegue controlar. Abaixo aos muros, que se construa janelas para o amanhã
Siga o Criptomoedas Fácil no InstagramCLIQUE AQUI !!!