Início Notícias IBM ganha patente para sistema de segurança de rede baseado em blockchain

IBM ganha patente para sistema de segurança de rede baseado em blockchain

352
0
IBM ganha patente para sistema de segurança de rede baseado em blockchain

Segundo uma publicação da agência de notícias Coindesk, uma nova patente concedida à gigante de tecnologia IBM destaca como a blockchain pode desempenhar um papel no monitoramento de violações de segurança em redes de computadores.

Lançada pela primeira vez em setembro de 2017 e aprovada nesta terça-feira, 02 de outubro. pelo Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO, na sigla em inglês), a patente descreve como uma rede de monitores conectados à uma plataforma blockchain pode registrar eventos na rede, incluindo potenciais intrusões. Embora os invasores possam tentar ocultar sinais de seu trabalho em um monitor, ter vários backups dessas informações ajudará a garantir que esses eventos ainda estejam registrados, de acordo com a IBM.

“Em um sistema de computador ou rede, os dados podem ser monitorados para diferentes propósitos. O monitoramento de dados pode identificar problemas, observar condições ou rastrear métricas registrando os eventos de um determinado sistema de computador ou rede”, afirma a patente. Proteger esses dados é fundamental para uma empresa.

Para esse fim, a Big Blue observa que as empresas podem criar um sistema de dispositivos para monitorar tentativas de intrusões na rede distribuída, usando o consenso dos nós para sinalizar quaisquer irregularidades.

A patente explica:

“Ter monitores sincronizados configurados em uma configuração blockchain garante o consenso entre os monitores. Como um monitor sozinho não pode alterar o log de eventos no passado ou não pode falsificar o log de eventos no futuro, se um monitor for hackeado, talvez não haja consenso entre os monitores sincronizados e o evento pode não ser gravado no log.”

Os sensores permitem o consenso, passando a mesma informação para mais de um monitor. Quando os monitores estão validando informações, se os dados de um evento ou transação não corresponderem, um monitor pode ter sido comprometido.

Nesse caso, isso “pode ​​alertar o programa de segurança do monitor de dados inconsistentes”, o que, por sua vez, avisa os administradores do sistema que há um problema.

Usar a tecnologia blockchain para destacar as irregularidades dessa forma, portanto, “criaria uma rede menos vulnerável”, de acordo com a IBM.

COMPARTILHAR
Publicitária, planejadora estratégica e entusiasta do universo cripto. Confia nas mudanças que a tecnologia irá trazer para a sociedade.
Siga o Criptomoedas Fácil no InstagramCLIQUE AQUI !!!