Início Notícias IBM e Maersk lançam plataforma blockchain para a indústria do transporte que...

IBM e Maersk lançam plataforma blockchain para a indústria do transporte que já conta com 94 organizações

617
0
IBM e Maersk lançam plataforma blockchain para a indústria do transporte que já conta com 94 organizações

Segundo o artigo publicado pela agência de notícias Cointelegraph, a IBM e a gigante de transporte e logística dinamarquesa Maersk lançaram sua solução de transporte global com blockchain, de acordo com um comunicado oficial da imprensa publicado nesta quinta-feira, 09 de agosto.

A nova solução de blockchain desenvolvida pelas empresas revelou o envolvimento de 94 organizações e 154 milhões de eventos de remessa já capturados. A plataforma global da cadeia de suprimentos foi apelidada de “TradeLens” e sua base de dados está crescendo a uma taxa de quase um milhão de eventos de remessa por dia.

De acordo com o comunicado de imprensa, a plataforma é capaz de rastrear dados críticos sobre cada remessa em uma cadeia de suprimentos em tempo real, gerando um registro imutável distribuído em tempo real.

Os participantes da TradeLens agora incluem mais de 20 operadores portuários e terminais em todo o mundo, bem como autoridades alfandegárias internacionais, agentes de carga, empresas de logística e proprietários de cargas, segundo os relatórios de imprensa.

Também conta com as transportadoras internacionais de containers Hamburg Süd e Pacific International Lines como participantes, juntamente com a Maersk Line. Como a agência de notícias Forbes observa, hoje, “coletivamente, as companhias de navegação respondem por mais de 20% da cota total do mercado global da cadeia de suprimentos [e servem] 235 gateways marítimos em todo o mund0″.

A IBM e a Maersk dizem que a nova plataforma baseada em blockchain deve trazer a múltiplos parceiros comerciais, “uma única visão compartilhada de uma transação sem comprometer detalhes, privacidade ou confidencialidade”, integrando ainda mais a Internet das Coisas (IoT) e dados de sensor que permitem monitoramento de uma gama de variáveis, do controle de temperatura ao peso do container.

Diz-se que a plataforma é capaz de simplificar uma gama de questões operacionais básicas – por exemplo, determinar a localização de um container – transformando 10 etapas envolvendo cinco intermediários em uma única etapa em intermediários, por exemplo.

Marie Wieck, gerente geral da IBM e chefe de blockchain, disse à Forbes:

“Temos visto muitos céticos falando sobre a validade das soluções blockchain, eu acho que com mais de 90 organizações e mais de 150 milhões de eventos capturados no sistema nós realmente estamos vendo a prova de que as pessoas estão gastando seu tempo para obter benefícios da blockchain.”

COMPARTILHAR
Publicitária, planejadora estratégica e entusiasta do universo cripto. Confia nas mudanças que a tecnologia irá trazer para a sociedade.