Início Notícias IBM e Carrefour lançam rede para rastreamento de alimentos baseada em blockchain

IBM e Carrefour lançam rede para rastreamento de alimentos baseada em blockchain

390
0
IBM e Carrefour lançam rede para rastreamento de alimentos baseada em blockchain

Por meio de um comunicado em seu site oficial nesta segunda-feira, 08 de outubro, a gigante norte-americana de tecnologia IBM lançou oficialmente sua rede de rastreamento de alimentos baseada em blockchain. Intitulada Food Trust, ela foi lançada após 18 meses de testes.

No mesmo anúncio, a IBM revelou que a gigante do setor de alimentos Carrefour juntou-se ao seu ecossistema. A empresa, com sede na França, opera mais de 12 mil lojas em 33 países e testará a blockchain em suas próprias lojas. Como relata o comunicado de imprensa da IBM, até 2022, o Carrefour planeja expandir a tecnologia para todas as suas marcas ao redor do mundo.

A IBM Food Trust foi anunciada pela primeira vez em 2016 como uma solução que conectaria diferentes partes da indústria de alimentos. O período de testes foi iniciado em agosto de 2017, juntamente com um consórcio envolvendo as empresas Nestlé, Dole Food Co., Driscoll’s Inc., Golden State Foods, Kroger Co., McCormick e Co., McLane Co., Tyson Foods Inc. e Unilever NV.

De acordo com a IBM, durante o período de testes, varejistas e fornecedores usaram a blockchain da Food Trust para rastrear “milhões de produtos alimentícios”.

O Walmart, empresa de varejo dos EUA, foi uma das primeiras empresas a juntar-se à IBM no projeto, em 2016, usando blockchain para identificar e remover alimentos dos quais os clientes reclamaram.

Para a IBM, a indústria de alimentos é apenas uma das muitas incursões da empresa na tecnologia blockchain. A empresa divide o primeiro lugar com a gigante chinesa Alibaba em termos de número de patentes relacionadas a blockchain apresentadas globalmente. Recentemente, a IBM recebeu uma patente para um sistema de monitor baseado em blockchain que supostamente ajudará a evitar diferentes tipos de hacks e violações de segurança.