Início Notícias Hong Kong descarta planos para a criação de uma moeda digital estatal...

Hong Kong descarta planos para a criação de uma moeda digital estatal do país

262
0
Hong Kong descarta planos para a criação de uma moeda digital estatal do país

De acordo com o artigo publicado pela Coindesk, agência de notícias especializada no universo cripto, a Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA, na sigla em inglês), banco central do país, atualmente não tem planos de emitir uma moeda digital do banco central (CBDC), disse uma autoridade governamental de alto escalão do órgão na última quarta-feira, 30 de maio.

Durante uma reunião do conselho com legisladores em Hong Kong, Joseph Chan, secretário interino dos serviços financeiros e do tesouro, disse que a pesquisa da HKMA sobre o assunto levou a acreditar que um CBDC seria menos útil em Hong Kong em comparação com outras jurisdições.

Chan disse aos legisladores:

“A HKMA realizou uma pesquisa sobre CBDC. Ao mesmo tempo, a HKMA observa que os benefícios da CBDC e seus ganhos de eficiência dependerão das circunstâncias reais de uma jurisdição. No contexto de Hong Kong, a já eficiente infra-estrutura de pagamento e serviços fazem da CBDC uma proposta menos atraente. A HKMA não tem planos de emitir uma CBDC nesta etapa, mas continuará monitorando o desenvolvimento internacional.”

Um representante da HKMA também confirmou a declaração do secretário em exercício, mas não divulgou mais detalhes sobre a pesquisa da agência sobre o assunto.

No entanto, a resposta de Chan marca uma atualização notável nas explorações da HKMA de um protótipo de CBDC como parte de seu esforço mais amplo para avaliar o potencial da tecnologia de contabilidade distribuída.

Em abril do ano passado, a HKMA revelou pela primeira vez, em resposta aos legisladores, que a autoridade bancária iniciou “pesquisas e um trabalho de prova de conceito sobre uma moeda digital do banco central”.

COMPARTILHAR
Publicitária, planejadora estratégica e entusiasta do universo cripto. Confia nas mudanças que a tecnologia irá trazer para a sociedade.