Início Notícias Hong Kong busca ampliar o uso de DLT no financiamento ao comércio

Hong Kong busca ampliar o uso de DLT no financiamento ao comércio

632
0
Hong Kong busca ampliar o uso de DLT no financiamento ao comércio

A Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA), o banco central da cidade, está planejando trabalhar com os reguladores em Abu Dhabi para desenvolver um sistema de financiamento comercial transfronteiriço construído com tecnologia de contabilidade distribuída (DLT).

A HKMA assinou um acordo de cooperação financeira nesta terça-feira, 26 de junho, com a Autoridade Reguladora de Serviços Financeiros (FSRA) do Mercado Global de Abu Dhabi, que supervisiona o mercado financeiro do capital dos Emirados Árabes Unidos.

A HKMA disse que sob o acordo de cooperação, colaborará com a FSRA para desenvolver projetos inovadores de tecnologia financeira, com um interesse específico focado na utilização de DLT no financiamento do comércio internacional.

Nelson Chow, diretor de fintech da HKMA, disse no anúncio:

“Estamos particularmente satisfeitos por iniciar um diálogo com a FSRA sobre a oportunidade de construir uma rede de financiamento de comércio transfronteiriço usando a tecnologia de contabilidade distribuída.”

Embora a HKMA não tenha oferecido detalhes sobre em que plataforma o piloto em potencial pode ser construído, o plano inicial surge em um momento em que a HKMA já iniciou trabalhos similares com seu correspondente em Cingapura.

Conforme relatado anteriormente pela CoinDesk, a HKMA e a Autoridade Monetária de Cingapura (MAS) começaram a testar uma Plataforma de Financiamento de Comércio de Hong Kong (HKTFP), uma prova de conceito de comércio financeiro baseada em HKMA e DLT, desde o ano passado.

O relatório disse na época que mais de 20 bancos globais e instituições financeiras participaram do teste, em um esforço para avançar a prova de conceito para a produção comercial, que deve estar pronta no início de 2019.

COMPARTILHAR
Publicitária, planejadora estratégica e entusiasta do universo cripto. Confia nas mudanças que a tecnologia irá trazer para a sociedade.