Às seis da manhã desta terça-feira (horário de Brasília), 14 de novembro, a rede do Bitcoin Cash concluiu o seu hard fork com sucesso, no bloco 504031. O fork é resultado de uma mudança que visa melhorar o algoritmo de ajuste de dificuldade da rede (DAA, na sigla em inglês).

De acordo com o artigo publicado pelo Bitcoin News, o DAA original aplicado à rede do BCH permitiu que a moeda prosperasse, mas também resultou em altas variações de taxas de processamento de transações (hashrate, termo em inglês). Após diversas propostas testadas, a comunidade da moeda digital optou por implementar uma melhoria do algoritmo de ajuste de dificuldade do desenvolvedor líder do Bitcoin ABC, Amaury Sechet.

A mudança aplicada na rede do Bitcoin Cash espera ajustar a dificuldade de hashrate para atingir uma média de intervalo de bloco de 600 segundos. Além disso, o DAA tem o objetivo de fazer com que as dificuldades repentinas sejam evitadas. Por exemplo, a rede irá ajustar a dificuldade rapidamente quando o hashrate muda exponencialmente, evitando as oscilações de feedback. O DAA de Sechet é baseado em uma média de período de 144 blocos, de acordo com o time da ABC.

A dificuldade é ajustada a cada bloco, com base na quantidade de trabalho realizado e no tempo decorrido dos 144 blocos anteriores, explica o time de desenvolvimento da Bitcoin ABC.

Essencialmente, a mudança significa que o novo DAA deve manter os tempos dos blocos estáveis e consistentes em aproximadamente 10 minutos por bloco. Até agora, esse objetivo de intervalos de blocos de 10 minutos se concretizou.

Agora que o hard fork já aconteceu, os participantes da rede esperarão para saber o que acontece com os mineradores que têm variado entre as duas redes. Muitos adeptos ao BCH acreditam que agora a moeda digital terá condições de competir de igual para igual com o Bitcoin.

A partir de agora, os mineradores precisarão escolher a melhor solução e ter mais segurança na rede que escolherem. Ambas moedas digitais (BCH e Bitcoin) terão valores de mercado altos, uma vez que o preço terá mais impacto na rentabilidade da mineração de ambas redes.

loading...
COMPARTILHAR

Publicitária, planejadora estratégica e entusiasta do universo cripto. Confia nas mudanças que a tecnologia irá trazer para a sociedade.