Início Educação Guia para criar uma carteira de Bitcoin para celular

Guia para criar uma carteira de Bitcoin para celular

2867
1

Uma carteira digital (wallet, no termo em inglês) é um programa utilizado para enviar e receber Bitcoin ou outras criptomoedas, além de também servir para checar e acompanhar o saldo. A função de uma carteira é armazenar chaves públicas e privadas e interagir com a blockchain.

Em matérias anteriores, o Criptomoedas Fácil expôs um guia sobre os tipos de carteiras digitais disponíveis e um guia sobre como criar uma carteira para computador. Agora, chegou a vez de ensinarmos um passo a passo de como criar uma carteira para celular (mobile).

Uma carteira mobile é um programa que roda no formato de aplicativo em smartphone ou tablet. Ela é bastante prática para realizar pagamentos no dia a dia. Porém, é importante salientar que se o usuário não fizer um backup desta carteira, ele corre riscos de perder o acesso aos fundos em caso de perda do aparelho celular ou tablet. Neste passo a passo mostraremos como fazer um backup.

A Electrum é uma carteira que, além de servir para desktop, funciona como aplicativo de celular para os sistemas Android e iOS. Além de ser uma carteira com boa reputação, ela já possui o SegWit incorporado, ou seja, as taxas de transação feitas através dessa carteira digital são mais baixas. Baixe o aplicativo da Electrum na PlayStore, caso tenha um celular Android, ou na AppleStore, caso tenha um dispositivo iOS.

Confira o passo a passo:

1. Depois de baixado, acesse o aplicativo e selecione a opção “Standard wallet”.

2. Selecione a opção “Create a new seed” para criar uma nova carteira.

3. Escolha qual tipo de endereço você prefere. Recomendamos que opte pela opção “Segwit” por possibilitar transações mais rápidas e mais baratas.

4. Uma senha (seed, no termo em inglês) de 12 palavras será disponibilizada em uma caixa branca, conforme imagem abaixo. Anote as 12 palavras em um papel. Realize o processo preferencialmente mais de uma vez e distribua as anotações em lugares diversos, diminuindo o risco de perda. A senha de 12 palavras serve para que você possa acessar seus fundos caso algo aconteça com seu celular ou tablet. Atenção: nunca divulgue esse conjunto de palavras, nunca digite-as em nenhum site e nunca guarde-as em aparelhos eletrônicos. Depois de anotado, clique em “Next”.

5. Agora você deverá digitar a sua senha de 12 palavras utilizando o teclado virtual, conforme mostra a imagem abaixo. Atenção: para preencher as 12 palavras você deve usar apenas o teclado virtual, utilizando espaço entre as palavras.

Depois de ter preenchido as 12 palavras, clique em “Next”.

6. Chegou a hora de criar uma senha. Conforme imagem abaixo, crie uma senha de até 6 números. Opte por uma senha complexa para minimizar os riscos de ser invadido. Depois de digitar a senha, confirme-a digitando novamente.

7. O aplicativo irá levar alguns segundos até finalizar a geração da sua carteira. Nesse momento, ele mostrará a tela abaixo.

8. Pronto! Agora você possui uma carteira digital mobile. Para enviar ou receber Bitcoins você deve usar o menu no topo da tela, conforme imagens abaixo.

Precisamos aumentar a adoção do Segwit para enviar e receber Bitcoin de forma mais rápida e barata, saiba como clicando aqui.

PS: não confunda Segwit com SegWit2X. Este último é uma proposta de aumento do tamanho dos blocos de transação. São duas coisas distintas.

Qualquer dúvida deixe seu comentário abaixo!

COMPARTILHAR
Publicitária, planejadora estratégica e entusiasta do universo cripto. Confia nas mudanças que a tecnologia irá trazer para a sociedade.
Siga o Criptomoedas Fácil no InstagramCLIQUE AQUI !!!