Início Educação Guia de como sacar bitcoins da exchange para uma wallet

Guia de como sacar bitcoins da exchange para uma wallet

1552
0

Após os recentes problemas envolvendo as operações de uma das principais exchanges do mercado brasileiro, muitos rumores sobre possíveis desvios e roubos de Bitcoins começaram a surgir, o que causou apreensão em boa parte dos usuários mais inexperientes.

É comum que muitas pessoas utilizem as carteiras de suas contas nessas exchanges por vários motivos: praticidade, falta de conhecimento sobre como criar uma carteira, além de muitas pessoas que fazem operações de trade e, por isso, deixam Bitcoins nas exchanges para facilitar seu trabalho. Algumas pessoas podem até enxergar as corretoras de criptomoedas como uma espécie de banco, onde podem guardar suas criptomoedas com mais segurança. Porém, a realidade se mostra diferente.

Como o caso Mt.Gox mostrou, uma exchange definitivamente não é o local mais seguro para quem deseja armazenar criptomoedas. Os riscos são enormes e variados, variando desde ataques à plataforma da empresa até a ocorrência de golpes. (Sim, podem existir pessoas mal intencionadas no mercado.) Várias exchanges já tem como prática recomendar aos clientes que deixem na sua plataforma apenas os valores que serão operados e evitem deixar todo o seu capital nela.

Bitcoin: seja seu próprio banco

Um dos principais propósitos das criptomoedas é nos permitir guardar o nosso dinheiro conosco, sem precisarmos depender de nenhum banco ou agência de custódia. O slogan “seja seu próprio banco” demonstra esse pensamento com exatidão.

O Criptomoedas Fácil já publicou algumas matérias ensinando como criar uma carteira pessoal, seja no computador ou no smartphone. No entanto, muitos de nossos leitores sentiam falta de uma matéria que os orientasse a como retirar as suas moedas da exchange e armazenar em uma carteira. Uma enquete feita no perfil do portal no Instagram revelou que mais de 60% das pessoas ainda não sabem como realizar esse procedimento.

Por conta disso, resolvemos trazer um guia rápido e fácil sobre como retirar os fundos de sua conta na exchange e transferi-los para a sua carteira digital. Confira abaixo:

Como sacar bitcoins da exchange para uma carteira

Nesse guia, usaremos como exemplo a plataforma da exchange Walltime. Porém os procedimentos costumam ser similares nas demais exchanges. Caso tenha conta em outra empresa, basta procurar em seu painel as opções equivalentes às mostradas nesse guia.

O primeiro passo é fazer o login na plataforma. Após entrar na sua conta, aparecerá a tela abaixo, clique na opção retirada.

Após clicar em retirada, aparecerá mais uma tela com as opções de retirada em reais ou bitcoins. Selecione bitcoins, em seguida clique em continuar.

Na próxima tela, será solicitado para que o cliente digite o endereço para o qual ele deseja enviar os bitcoins que estão na exchange. Digite o endereço no campo abaixo e depois clique em continuar.

Nota: SEMPRE confira se o endereço digitado está correto antes de confirmar a retirada. Caso o endereço possua alguma divergência, o cliente pode ter seus bitcoins perdidos definitivamente.

Na próxima tela, será solicitado ao cliente que digite o valor que deseja sacar. Escreva o valor no campo solicitado e então clique em requisitar saque. As taxas de transação serão somadas ao valor do saque, e o valor total da operação será mostrado no campo valor total a ser debitado com taxas.

Nas próximas telas, o processo pode variar de acordo com cada exchange. Após a confirmação do saque ser feita pelo cliente, algumas empresas podem enviar um código de confirmação via email ou SMS, ou então pedir a autenticação do processo via aplicativos como Google Authenticator ou Authy (a chamada identificação em dois passos). Após essas confirmações, o saldo solicitado será enviado para a carteira indicada pelo cliente.

Vantagens em manter os bitcoins sob sua custódia

  1. Ter o controle das chaves privadas, o que mantém o dinheiro sob o controle do dono da carteira e de ninguém mais;
  2. Em caso de problemas na plataforma da empresa, o usuário não perde o acesso temporário ou permanente aos seus cripto-ativos;
  3. O usuário não precisa incluir diversos dados pessoais ao criar uma carteira, o que garante a privacidade de seus dados e gastos;
  4. Caso a carteira em questão seja uma hardware wallet – ou, mais ainda, uma paperwallet – torna-se virtualmente impossível qualquer roubo através de um ataque hacker;

Se ainda ficou alguma dúvida sobre como efetuar a retirada do saldo em bitcoin ou qualquer outra criptomoeda deixe sua pergunta nos comentários abaixo.

Siga o Criptomoedas Fácil no InstagramCLIQUE AQUI !!!