Início Notícias Governo do Estado de São Paulo explora blockchain em parceria com a...

Governo do Estado de São Paulo explora blockchain em parceria com a Blockchain Academy

945
0
Governo do Estado de São Paulo explora blockchain em parceria com a Blockchain Academy

O Criptomoedas Fácil apurou com exclusividade que o Governo do Estado de São Paulo está explorando intensivamente as possibilidades de modernização que podem ser efetuadas na administração pública por meio da tecnologia blockchain. Seguindo esta tendência, nesta semana, o governo paulista realizou um encontro interno no qual abordou, além da blockchain, temas como cultura da inovação, aspectos jurídicos, smart gov, transformação digital, ecossistema de inovação para o Estado que contou com a participação de Rosine Kadamani, cofundadora da Blockchain Academy.

“Ter uma agenda de inovação em governo é algo central para governos no século XXI. O Estado de São Paulo possui iniciativas neste sentido, mas sabemos que podemos ir além, por isso o evento é totalmente focado nos servidores estaduais, visando construir oportunidades dentro do governo em diversas frentes. Uma delas, que detectamos ser fundamental no mundo atual, é a blockchain, dada sua capacidade de construir valor em torno da redução de custos transacionais e da geração de accountability. Buscamos a Blockchain Academy por sabemos de sua relevância tanto teórica quanto prática na construção destas pontes no Brasil. Esperamos que através dessa parceria até o final do ano possa ser elaborada a primeira cartilha temática sobre blockchain, que sirva para orientar gestores públicos e identificar ações que possam se tornar políticas públicas em nível estadual”, disse um dos organizadores do encontro.

Entre os participantes do encontro, que foi promovido pela Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, estão fundações, autarquias e secretarias de todo o governo, como Secretarias de Estado da Educação, Saúde, Segurança, Habitação, Transporte, Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento e Inovação, Fundação SEAD, ARSESP, Corregedoria, ARTESP, Sabesp, Metrô, EMTU, Centro Paula Souza, IPT, Prodesp, InvestSP, Desenvolve SP, Fundação Vanzolini, entre outros.

Os objetivos do governo do Estado envolvem desde “debater usos e desafios da inovação na Administração Pública e o novo marco legal na área de inovação” até a construção de uma cartilha técnica de orientação para todos os agentes públicos sobre o tema que, no caso da blockchain, será construída também em parceria com a Blockchain Academy.

“Muito do que sofremos hoje para avançar em termos de inovação – blockchain em particular mas não apenas – se dá ao fato de que a boa informação ainda não está devidamente distribuída entre os agentes do setor público. Esforços complementares e em diversos frontes são necessários. O evento promovido pelo Governo do Estado, focado em servidores públicos da Administração Pública do Estado de São Paulo, representa mais uma semente plantada neste fronte”, declarou Rosine Kadamani.

Blockchain Academy é referência

A Blockchain Academy tem se destacado como referência na área de criptomoedas e blockchain. Além da participação no Fórum promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, Rosine foi capa da revista Época Negócios, quando a publicação abordou as possibilidades da cadeia de blocos. A empresária também organizou o primeiro evento de criptomoedas do Brasil para o mercado financeiro e de capitais e ministrou palestras sobre blockchain junto ao Banco Central do Brasil, CVM, agentes da Receita Federal, Polícia Civil, Caixa Econômica Federal, BNDES, entre outros.

O tema tem atraído tanto a atenção do setor público que Rosine conta que outras instituições também têm procurado entender mais sobre o tema, como é o caso do BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento, que assim como o Bancolombia e a Financial Intelligence Unit nas Ilhas Maurício, tem buscado na instituição brasileira formação e informações sobre a complexidade da blockchain e sobre como explorar suas potencialidades para modernizar seus procedimentos.

A Blockchain Academy está com diversos cursos de introdução e formação técnica em Ethereum, Bitcoin e blockchain, como por exemplo o Immersion Day, uma imersão de 8 horas teóricas e com atividades interativas abordando o histórico, conceitos, atores, aspectos técnicos, jurídicos e uma visão futurista da tecnologia, que será realizado no próximo dia 17 de agosto. As inscrições podem ser feitas no site.

Os leitores do Criptomoedas Fácil contam com um desconto de 10% em todos os cursos da Blockchain Academy, basta informar, no ato da compra, o Código BACF10.

Compre e Venda Bitcoin, Ethereum, Litecoin e Decred de maneira simples, rápida e segura !!CLIQUE AQUI