Início Notícias Fórum Econômico Mundial em São Paulo diz que blockchain pode ajudar no...

Fórum Econômico Mundial em São Paulo diz que blockchain pode ajudar no combate à corrupção

494
0
João Doria, Mayor of São Paulo, Brazil , Edson Arantes do Arantes do Nascimento, Director, Empresas Pelé, Brazil, Geraldo Alckmin Filho, Governor of the State of São Paulo, Brazil, Michel Temer, President of Brazil, Klaus Schwab, Founder and Executive Chairman, World Economic Forum, João Doria, Mayor of São Paulo, Brazil speaking at the World Economic Forum on Latin America 2018 in Sao Paulo, Brazil. Copyright by World Economic Forum / Benedikt von Loebell

O Fórum Econômico Mundial da América Latina, cujo a principal versão do evento foi realizada em Davos, aconteceu nesta semana em São Paulo. Um dos temas destaques do evento foi a blockchain e o seu potencial para revolucionar a governabilidade do setor público em diversas áreas, como gerenciamento de identidade, registro de propriedade, combate ao tráfico de diamantes, combate à corrupção, entre outros.

Em uma postagem no blog oficial do evento, o Fórum, destacou que:

“A blockchain torna a corrupção mais difícil porque é uma tecnologia de razão distribuída, que pode certificar registros e transações – ou ‘blocos’ – sem o uso de um banco de dados central e de forma que não possa ser apagada, alterada ou adulterada. Ela fornece um nível sem precedentes de integridade, segurança e confiabilidade para as informações que administra, reduzindo os riscos associados a um único ponto. Elimina a necessidade de intermediários, reduz a burocracia e reduz o risco de discrição arbitrária. Também possibilita acompanhar e rastrear transações. O trato imutável das transações pode ser usado por auditores governamentais e de aplicação da lei.”

Segundo informações da OCDE, estima-se que a corrupção representa até 10% do custo total dos negócios a nível mundial e até 25% dos custos dos contratos nos países em desenvolvimento e o Fórum, assim como outros órgãos (como o FMI) estão extremamente interessados em como a blockchain pode ajudar a mudar este sistema e destacam iniciativas em desenvolvimento em países como Suécia, Geórgia e Ucrânia, que vêm testando a tecnologia para o registro de propriedade. Recentemente, o México começou a testar um aplicativo baseado em blockchain para contratação pública. Serra Leoa também anunciou que integrou a blockchain em um processo de auditoria internacional em suas eleições presidenciais.

No entanto, o Fórum destacou que o grande desafio para que a blockchain seja efetiva em seu objetivo não são as questões de escalabilidade mas sim a confiabilidade dos registros, especialmente os primeiros registros. Citando Pusa e Juden, o Fórum destacou:

“Como qualquer outro banco de dados, digamos, um bloco é um sistema de ‘lixo em cima de lixo’, isso significa que a confiabilidade dos registros armazenados nele depende inteiramente de como eles são originados. Por esse motivo, um gatekeeper terá que garantir a veracidade da informação inserida em uma blockchain” assim, a blockchain pode funcionar melhor no combate à corrupção, se os governos procederem com a digitalização dos serviços. “A tecnologia blockchain, por si só , não irá substituir o governo nem resolver todos os seus problemas. Isso funcionará melhor quando os sistemas existentes atingirem um grau de maturidade suficiente e tenham sido digitalizados.”

“O potencial da tecnologia blockchain é enorme e a promessa que detém para erradicar a corrupção é simplesmente ótimo demais para ignorar, em um mundo marcado por escândalos de corrupção recorrentes” finalizou o documento, destacando também que o sistema funcionará melhor com o fortalecimento das instituições multilaterais, “…a tecnologia blockchain não é uma ‘varinha mágica’, ela não irá substituir a necessidade de instituições mais fortes.”

COMPARTILHAR
Toda honra e Glória pertencem a Deus sempre. Publicitário e Produtor Cultural. Entusiasta de tudo aquilo que o Estado não consegue controlar. Abaixo aos muros, que se construa janelas para o amanhã
Siga o Criptomoedas Fácil no InstagramCLIQUE AQUI !!!