Início Notícias FMI afirma que as criptomoedas não representam riscos para a ordem global

FMI afirma que as criptomoedas não representam riscos para a ordem global

516
0

O FMI (Fundo Monetário Internacional), reforçou os argumentos apresentados pelo Financial Stability Board (FSB), que em março, antes das primeiras reuniões do G20 na Argentina, afirmou que as criptomoedas não apresentam qualquer risco para a estabilidade financeira global, embora todo o hype em torno delas.

A afirmação foi feita em um relatório publicado pelo órgão multilateral recentemente, que também afirmou que as criptomeodas tem “recursos que podem melhorar a eficiência do mercado”, numa clara demonstração de que a organização, assim como afirmou a chefe do FMI Christine Lagarde, defende que uma regulamentação feita de modo multilateral é importante para dar ao mercado legitimidade, sem, no entanto, impedir sua inovação.

“É impossível saber até que ponto os cripto-ativos podem transformar a infraestrutura financeira e se a maioria dos novos cripto-ativos provavelmente desaparecerá como em episódios passados de inovação tecnológica (como muitas empresas de tecnologia fizeram durante o boom do final da década de 1990, por exemplo). Antes que possam transformar a atividade financeira de maneira significativa e duradoura, os cripto-ativos precisarão primeiro ganhar a confiança e o apoio dos consumidores e das autoridades financeiras”, diz o relatório.

Lagarde já havia adotado uma postura ponderada sobre Bitcoin e as criptomoedas, reconhecendo seus “benefícios” e, ao mesmo tempo, alertando sobre usos ilícitos que requerem atenção. “Um olhar criterioso sobre os cripto-ativos não deve nos levar a nenhuma condenação sobre qualquer criptomoeda”, escreveu ela no mês passado.

COMPARTILHAR
Toda honra e Glória pertencem a Deus sempre. Publicitário e Produtor Cultural. Entusiasta de tudo aquilo que o Estado não consegue controlar. Abaixo aos muros, que se construa janelas para o amanhã