Início Notícias Ex-conselheiro do R3 faz duras declarações contra a tecnologia blockchain

Ex-conselheiro do R3 faz duras declarações contra a tecnologia blockchain

548
0

Martin Walker, que já foi consultor do R3, um dos maiores grupos que vêm abordando os usos da blockchain, declarou nesta semana que a tecnologia não passa de uma “varinha mágica”, uma “moda passageira”,”‘uma distração” que não merece atenção e que não vai “vingar”, principalmente no setor bancário.

As declarações de Walker, como mostra a CCN, agência de notícias internacional, foram feitas durante uma reunião no Parlamento Britânico, que reunia uma série de especialistas em blockchain, como o Dr. Grammateia Kotsialou, pesquisador de pós-doutorado no King’s College de Londres, Ryan Zagone, diretor de relações regulatórias da Ripple, e Chris Taylor, COO da Everledger, entre outros, que discordaram de Walker e enalteceram o que consideram os benefícios potenciais da tecnologia que tem o potencial de salvar bilhões de dólares em custos do setor bancário.

“Uma e outra vez tem havido essas coisas de varinha mágica, pó de duende … Se 10% do que eu ouvi em minha carreira bancária tivesse se tornado realidade, nós teríamos os bancos mais incríveis. Tudo o que é necessário para transformar uma ideia em moda é as pessoas simplesmente desligarem seus cérebros e pararem de pensar (segundo ele, o que vem acontecendo com a blockchain). Mais de 20 anos dentro e ao redor do setor bancário, posso afirmar com certeza, a blockchain é uma moda passageira, mas eu já vi muitos modismos na minha carreira”, declarou Walker.

Ao contrário da narrativa de Walker, esta semana foi anunciado que a maior bolsa de valores da Austrália (ASX) está adotando o uso da tecnologia blockchain, assim como BBVA que realizou recentemente o primeiro empréstimo utilizando a tecnologia. Talvez, por suas declarações, Walker não seja mais parte do conselho R3, que inclusive anunciou planos de “exportar” o Corda, a plataforma blockchain que vem desenvolvendo para outros casos de uso que não apenas o mercado financeiro/bancário.

COMPARTILHAR
Toda honra e Glória pertencem a Deus sempre. Publicitário e Produtor Cultural. Entusiasta de tudo aquilo que o Estado não consegue controlar. Abaixo aos muros, que se construa janelas para o amanhã