Início Ethereum Escalabilidade tem tirado o sono dos desenvolvedores do Ethereum

Escalabilidade tem tirado o sono dos desenvolvedores do Ethereum

570
1

Recentemente, Vitalik Buterin, criador do Ethereum, lançou oficialmente o Casper. No entanto, esta não é a única proposta que deve ser implementada na blockchain. Como revela uma reportagem da Coindesk, o segundo maior criptoativo do mercado está trabalhando em várias soluções que podem, num futuro próximo, operar todas juntas resolvendo problemas de escala de modos diferentes.

Segundo a reportagem, durante a EDCON, uma conferência de desenvolvedores Ethereum que ocorreu nos últimos dias em Toronto, Canadá, as discussões de escala estiveram como foco principal do evento e são imensamente importantes para definir o futuro do Ethereum, que enfrentou problemas com o CryptoKitties e que não tem nem mesmo 10 mil usuários ativos.

Zamfir, um dos desenvolvedor por trás da mudança de algoritmo de consenso do Ethereum (que vai mudar para PoS), lançou suas dúvidas:

“Eu ainda não sei o quanto ele pode ser escalável (sobre o Ethereum). Eu não sei, eu não posso nem quantificar a possível escalabilidade da blockchain, na verdade.”

Atualmente, para aplacar as dúvidas de Zamfir, há diversas propostas em andamento, como Raiden, Plasma, Liquidity Network, Loom Network, OmiseGO, Sharding, e outras que, segundo revelado na conferência, podem operar em conjunto mesmo sendo diferentes quanto a suas naturezas, ou seja, layer 1 ou layer 2. Soluções de layer 1 são as que exigem mudanças na própria blockchain do Ethereum e tecnologias de layer 2 podem ser construídas independentemente e adicionadas à blockchain sem uma alteração subjacente.

Todas essas soluções estão sendo buscadas ao mesmo tempo e, embora isso possa adicionar complexidade e confusão, de acordo com Buterin, é a maneira mais segura e mais impactante de preparar uma solução para a rede. Ao buscar ativamente todas as ideias, ele disse, mesmo que uma solução de escalonamento não funcione, sempre haverá um backup. E se todos eles funcionarem, as ideias podem ser combinadas para tornar algo ainda melhor.

“Para cada problema, existem várias soluções”, disse Buterin.

Há ainda muito desafio pela frente, afinal, mesmo quando essas novas arquiteturas chegarem, adicioná-las ao Ethereum será um desafio, já que o protocolo deve garantir que tudo seja compatível. Entretanto, Buterin demonstrou estar muito preocupado com o dimensionamento da rede, sugerindo inclusive que parte da solução possa ser um tipo de “aluguel” para utilizar a blockchain do Ethereum.

COMPARTILHAR
Toda honra e Glória pertencem a Deus sempre. Publicitário e Produtor Cultural. Entusiasta de tudo aquilo que o Estado não consegue controlar. Abaixo aos muros, que se construa janelas para o amanhã
Compre e Venda Bitcoin, Ethereum, Litecoin e Decred de maneira simples, rápida e segura !!CLIQUE AQUI