Início Eventos EOS Rio promove hackathon que dará prêmios em criptomoedas

EOS Rio promove hackathon que dará prêmios em criptomoedas

689
0
EOS Rio promove hackathon que dará prêmios em criptomoedas

A equipe EOS Rio, grupo que representa um dos top 21 block producers da rede EOS, anuncia inscrições abertas para o primeiro hackathon promovido por eles. A competição terá a primeira fase online e a final acontecerá em São Paulo, durante o BlockCrypto, maior evento de blockchain e criptomoedas do Brasil. As equipes finalistas concorrerão a prêmios no valor total de 1.000 tokens EOS, terão todas as despesas pagas para participar da fase final em São Paulo e ainda poderão participar gratuitamente do evento. As inscrições para o hackathon vão até o dia 30 de agosto.

O objetivo do evento é fomentar a adoção da EOS no Brasil e na América Latina, proporcionando aos participantes contato com alguns dos principais desenvolvedores da blockchain EOS.

A EOS é um sistema operacional descentralizado, que promete solucionar alguns problemas sofridos pelos usuários das principais criptomoedas, como escalabilidade, flexibilidade e usabilidade. Com dois meses de lançamento, a EOS já é a 5ª maior blockchain em valor de mercado, com valor superior a US$4 bilhões, e já processa mais transações do que as quatro primeiras blockchains juntas.

A capacidade da EOS passa pela substituição do mecanismo de validação das transações na blockchain: sai o modelo tradicional de prova do trabalho (Proof of Work, ou PoW) e entra o mecanismo de prova de participação (Delegated Proof of Stake ou DPoS).

Para aplicar essa tecnologia de validação, uma grande mudança foi realizada: a EOS criou sua própria constituição e, com a mesma, mecanismos de governança para tomada de decisões na rede. Voto, referendo e câmaras de arbitragem são exemplos disso.

Na constituição da EOS é prevista a eleição de 21 Block Producers (BPs) que funcionam como “testemunhas” da rede, validando as transações feitas na blockchain. Os BPs são eleitos por detentores do tokens EOS de maneira dinâmica. Isso quer dizer que, a qualquer momento, um candidato pode ganhar ou perder votos e sair do top 21.

O time da EOS Rio se reuniu no final de 2017 para contribuir com a comunidade técnica da EOS, ainda na sua fase de pré-lançamento. O objetivo era de eleger um block producer para representar o Brasil e a América Latina na rede EOS. Essa contribuição envolveu várias noites em claro criando códigos, subindo redes de teste, e participando ativamente nas discussões para a construção de um projeto global.

Aproximadamente dois meses após o lançamento da rede, a EOS Rio está em 13º na votação, com mais de 63 milhões de votos, estando entre os 21 Block Producers mais votados desde o lançamento da rede.

Como block producer, as principais atividades são: manter uma rede robusta, segura e escalável, construir ferramentas que empoderem a comunidade e aumentar a adoção da EOS por meio de iniciativas educacionais, como meetups, workshops, cursos e hackathons. A EOS Rio também está em busca de talentos da área de desenvolvimento para ampliar o time, que, além de manter a infraestrutura, apoia projetos globais da blockchain.

Ter um representante entre os top 21 Block Producers é uma conquista grande para o ecossistema brasileiro de tecnologia e inovação. O momento atual da blockchain é comumente comparado ao nascimento da internet nos anos 90 pelas oportunidades potenciais da tecnologia.