Início Mineração Entenda o que é masternode e quais suas vantagens

Entenda o que é masternode e quais suas vantagens

1132
0
Entenda o que é masternode e quais suas vantagens

A maioria das pessoas envolvidas no universo das criptomoedas, provavelmente, já ouviu falar bastante sobre mineração e mecanismos de consenso. O que muitas pessoas não necessariamente sabem é que, além do formato do mecanismo de consenso da rede do Bitcoin, o Proof of Work, em português “prova de trabalho”, talvez o mais conhecido no ecossistema, também existem outros formatos, como o PoS, Proof of Stake, ou “prova de participação” em português.

Além dessas denominações, o mecanismo de consenso de PoSe também é popularmente conhecido como masternode.

O termo masternode tem se tornado cada vez mais popular em virtude de ser uma forma eficiente de obter retorno financeiro deixando as moedas trancadas na carteira. Exatamente isso, porém não tão simples como parece.

Entenda o que o masternode faz

Masternodes são nós que auxiliam a rede a garantir a segurança e fornecer serviços extras:

  • Transações anônimas
  • Transações instantâneas

Essas duas acima são quase que unanimidade entre os masternodes. Veja abaixo outras funções:

  • Sistema de governança
  • Sistema orçamentário
  • Sistema de votação

O masternode normalmente tem essas funções na rede.

Qual vantagem de manter um masternode?

Diferente de muitas criptomoedas que utilizam apenas o mecanismo PoW, em moedas digitais que utilizam masternode é possível ganhar apenas mantendo este serviço ativo.

Ao manter um masternode ativo na rede é possível receber recompensas que variam de acordo com cada moeda. Basicamente parte do valor do bloco é reservado para recompensar masternodes. Pode-se concluir que é uma forma de “holdar” e ser remunerado por isso.

O que é preciso para criar um masternode?

Cada masternode tem sua própria regra, porém, basicamente, é necessário um VPS com IP dedicado e internet estável para manter o serviço do masternode ativo.

Além do computador que ficará dedicado a este serviço, também é preciso ter um numero determinado de moedas, abaixo alguns exemplos:

Cada criptomoeda pode definir a quantidade de moedas necessárias para manter o node ativo.

Para usuários com pouco conhecimento, existem diversos serviços disponíveis que auxiliam a criar e gerenciar um masternode, que podem ser acessados aqui e aqui.

No Brasil, recentemente, foi lançado um serviço que possibilita a criação de um masternode sem necessitar um conhecimento especifico na área. Este serviço também possibilita a criação de masternode sem que se tenha 100% das moedas, em um sistema conhecido como masternode compartilhado. Pode ser acessado aqui.

Consideraçoes finais

Masternode pode realmente ser considerado um investimento, tendo em vista que é possível fazer parte de uma rede, garantindo à ela maior segurança e agilidade nas transações, além da possibilidade de ganhar recompensas por isso.

De qualquer maneira, é muito importante manter-se atento aos riscos e possibilidades antes de investir em alguma criptomoeda ou investir na criação de um masternode.

COMPARTILHAR
O Forrest Gump da tecnologia: atua no mercado de T.I. há cerca de 15 anos. Possui profundo amor pela área comercial. Iniciou na área de cripto no inicio de 2017, pesquisando, desenvolvendo e buscando novas historias para contar. Programador há cerca de 15 anos, atualmente é CEO da empresa Rei do Coin, uma empresa focada em mineração e em mudar a visão do mercado no que diz respeito a este maravilhoso mundo das criptomoedas.