Início Regulamentação Departamento de Justiça dos EUA sonda manipulação do mercado de criptomoedas

Departamento de Justiça dos EUA sonda manipulação do mercado de criptomoedas

438
0

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos, supostamente, lançou uma investigação criminal sobre os comerciantes de criptomoedas que podem ter manipulado o mercado usando táticas ilícitas da velha guarda.

De acordo com um relatório da Bloomberg publicado nesta quinta-feira, 24 de maio, citando fontes anônimas familiarizadas com a investigação, está sendo conduzida em conjunto com a Comissão de Comércio de Futuros e Commodities do país (CFTC, na sigla em inglês).

Uma área da investigação tem como alvo os chamados spoofing – uma técnica que tem sido usada nos mercados financeiros tradicionais para afetar os movimentos de preços, fazendo grandes volumes de pedidos falsos – que possivelmente influenciaram os negócios de Bitcoin e Ether, de acordo com o relatório.

Além disso, o Departamento de Justiça está investigando os operadores de criptomoedas que podem ter enganado o sistema, enviando a si mesmos grandes volumes de pedidos para criar uma miragem de crescente demanda, a fim de incentivar outros investidores a fazerem um movimento.

A notícia marca o mais recente esforço das autoridades dos EUA para garantir um mercado de criptomoedas justo, uma vez que a CFTC deu luz verde para as bolsas domésticas para listar futuros e produtos derivativos apoiados pelo Bitcoin no final do ano passado.

O relatório desta quinta-feira também chega apenas algumas semanas depois de um comissário da CFTC ter feito comentários sobre o crescente escrutínio da agência sobre as atividades de criptomoeda que podem ter violado a lei.

COMPARTILHAR
Publicitária, planejadora estratégica e entusiasta do universo cripto. Confia nas mudanças que a tecnologia irá trazer para a sociedade.