O potencial da tecnologia Blockchain de causar disruptura em quase todas as indústrias não pode ser descartado, embora ainda existam diversos obstáculos a serem superados antes de vivenciarmos o seu impacto transformador por completo. Um interessante artigo publicado pela Forbes, agência de notícias norte-americana, comenta sobre o que torna essa tecnologia tão poderosa e alguns exemplos práticos de como ela já está sendo utilizada em nossa rotina diária.

O que torna a tecnologia Blockchain tão poderosa?

A Blockchain é um livro de registros que armazena de maneira distribuída, peer-to-peer (ponto a ponto), independente de qualquer autoridade central. Uma vez que cada registro é criptografado e imutável, acaba tornando esse livro de registros muito seguro. Cada bloco de registros está ligado ao bloco anterior e ao bloco posterior, e sempre que uma mudança é feita toda a cadeia é atualizada. A Blockchain ajuda a proteger e agilizar transações de forma eficiente sem a necessidade de intermediários para gerenciar o processo. Trata-se de uma tecnologia revolucionária em termos de manutenção de registros, além de possibilitar o acompanhamento e a documentação de todo histórico de transações.

Quais são os casos de uso da Blockchain?

A tecnologia Blockchain vai mudar muitos sistemas da vida cotidiana. Aqui estão alguns dos exemplos práticos:

1. Gestão de contratos e contratos inteligentes

Qualquer indústria que dependa fortemente de contratos como a de seguros, instituições financeiras, imóveis, construção, entretenimento e direito podem beneficiar-se da funcionalidade da Blockchain de atualizar, gerenciar, rastrear e garantir contratos. Os contratos inteligentes, aqueles que estão incorporados com sentenças “if/then” e executados sem o envolvimento de um intermediário, também podem beneficiar-se da tecnologia.

2. Processamento de pagamentos e moeda

A Blockchain tem o potencial de ser altamente transformadora para qualquer empresa que processe pagamentos, eliminando a necessidade de intermediários que são comuns nos processos de pagamentos atualmente.

3. Gestão da cadeia de produção

Sempre que um valor muda de mãos ou o status de um recurso muda, a Blockchain é ideal para gerenciar o processo. É por isso que alguns especialistas acreditam que a tecnologia pode tornar-se um “sistema operacional de cadeia de produção”. Ela já está sendo usada pelo Walmart e seu Food Safety Collaboration Center, em Pequim, para rastrear detalhes de produção das fazendas, números de lote, dados de fábrica e de processamento, datas de validade, temperatura de armazenamento, para carne de porco. A Blockchain permite atualizações imediatas de status e aumenta a segurança e a visibilidade da cadeia de produção. Ela permite que qualquer setor que precise rastrear um processo ou uma produção, ou seja, a maioria das indústrias, tenha um sistema de rastreamento imediato e indiscutível.

4. Proteção de ativos

Se você é um músico que quer garantir a obtenção de royalties quando sua música é tocada, a tecnologia Blockchain pode ajudá-lo a proteger seus ativos criando um registro indiscutível da propriedade em tempo real.

5. Identificação, sistemas de registro pessoal e senhas

Os governos fazem a gestão de grandes quantidades de dados pessoais, desde registros de nascimento e morte até certificados de casamento, passaportes e dados econômicos. A tecnologia Blockchain oferece uma solução simplificada para gerenciar tudo de forma segura. Já existe uma Blockchain para o gerenciamento de identificação pessoal, que oferece serviços para registro e gerenciamento.

COMPARTILHAR
Publicitária, planejadora estratégica e entusiasta do universo cripto. Confia nas mudanças que a tecnologia irá trazer para a sociedade.
  • Slordead Max Almeida

    O sistema de taxas da Blockchain é muito ruim, além de ser altissimo, trabalho com a carteira a mais de 2 anos, e nesses ultimos meses so tem decepcionado, um exemplo classico que posso citar é se tenho $10 dolares e quero enviar a um mercado $9 dolares vao ficar com a Blockchain, ou seja 90% do lucro ficara com ela. Os erros que percebo sao na questao de nao saber taxar as transaçoes.

    Exemplo pratico :

    Tinha $150 dolares 150 – 9 (da taxa) = 141 Correto entao poderia retirar $141 Dolares assim pagava a taxa correto ?

    Errado, A blockchain so deixou eu retirar abaixo de $130 por que ficava avisando que tinha que pagar os $9 dolare de taxa.

    Sem mais vou começar a testar a Coinbase, ate que a Blockchain melhore seu sistema.

    • Lucas Tenório

      Amigo, esse artigo é sobre a tecnologia blockchain e não da empresa de transação blockchain… Não tem muito haver!!! HAHA

    • Yvson Lima

      Coinbase até onde sei não roda no Brasil.

    • Richard Antunes

      kkkkkkkkkkkk.Meu filho , Blockchain é a tecnologia que é usada para certificação de contratos e criptomoedas .Como pode a blockchain cobrar taxa ?Pesquisa ai garoto !GOOGLE !

    • Rapha Marx

      Creio que você tenha se confundido nos tópicos. Mas valeu pela intenção.

  • Lucas Tenório

    Realmente essa tecnologia é revolucionária, porque além de ser mais eficiente nas questões de rastreamento de informações precisas e necessárias, gerenciamento dessas informações/dados e o processamento das mesmas, também agilizará todo o processo que hoje, como consta no primeiro exemplo prático, essas instituições trabalham em cima da burocracia! Creio que com essa inovação, essas burocracias um dia serão quase nulas.