Início Blockchain Confira 3 grandes desafios a serem enfrentados para a adoção em massa...

Confira 3 grandes desafios a serem enfrentados para a adoção em massa da blockchain

932
1

Gerenciamento de riqueza. Melhoramento de sistemas de segurança. Registros imutáveis e invioláveis. Transações financeiras mais rápidas e baratas. Essas são apenas quatro das muitas vantagens que as pessoas certamente ouvirão a respeito da tecnologia Blockchain. De fato, as mudanças trazidas por essa tecnologia já afetam inúmeros setores, de pagamentos, cuidados médicos, até registros de informações e contratos.

Para se ter uma ideia da dimensão de inovações trazidas pela Blockchain, a tecnologia se faz presente até mesmo na criação de novos países. Se existe uma indústria que ainda não foi impactada pelas vantagens dessa tecnologia, certamente será uma questão de tempo.

Entretanto, qualquer inovação disruptiva sempre enfrenta uma miríade de dificuldades para se consolidar. Assim como ocorreu com os smartphones, os computadores e até com a própria internet, a Blockchain precisará bater de frente com inúmeros desafios para que consiga ocupar espaço no mercado – e boa parte desses desafios nem sempre estará atrelado com os melhoramentos da tecnologia, como foi o caso do debate do SegWit no Bitcoin.

Confira três dos principais desafios que devem ser enfrentados antes da Blockchain se popularizar:

Resistência à mudanças

Mudança de paradigmas fazem parte do progresso da humanidade. O surgimento do carro mudou a forma de locomoção entre estradas e aposentou as carruagens, assim como o avião diminuiu o enorme tempo das viagens de navio.

Ao físico alemão Georg Christoph Lichtenberg é atribuída a seguinte frase: “Não posso dizer se as coisas vão melhorar se mudarmos; o que posso dizer é que eles devem mudar se quiserem melhorar.”

Mas nem todas as mudanças serão adotadas de forma tranquila. De fato, a história mostra exatamente o quadro oposto: uma forte resistência e cerceamento à ideia de avanços.

Empreendedores que adotarem Blockchain em suas indústrias enfrentarão uma avalanche de resistência, seja de seus concorrentes, seja de outros setores. Não importa os benefícios propostos pela tecnologia: alguns empresários simplesmente não comprarão a idéia, e muitos deles até poderão aceitar, mas exigindo em troca uma pesada regulamentação.

Ilgor Telyatnikov, presidente e diretor de operações da Alphapoint, descreveu esta questão, dizendo: “O principal desafio para a adoção mais ampla da tecnologia Blockchain é a regulamentação. O ambiente regulatório não alcançou a inovação e, em muitos casos, pode até impedir ou retardar o processo.”

Baixo nível de educação

Boa parte da resistência às mudanças trazidas pela tecnologia se origina do baixo nível de educação de boa parte da população. E esse fato não se restringe às pessoas mais pobres: até mesmo reguladores podem travar o mercado e inovações, simplesmente pela ignorância.

O fato de ainda existirem muitas pessoas que enxergam o Bitcoin como uma bolha ou que afirmam que a criptomoeda não possui “valor intrínseco”, ainda revela uma incompreensão por parte do tema. Mesmo entre os que já possuem um maior conhecimento, ainda há muita desinformação. Por exemplo, muitas pessoas ainda não sabem que a tecnologia blockchain possui outras aplicações fora das transações financeiras e de criptomoedas.

Mais importante do que conhecer os aspectos positivos é aprender sobre as limitações da blockchain. Isso porque é fácil se deixar levar pelos benefícios e esquecer as desvantagens. Alguns empreendedores, por exemplo, tendem a possuir um entusiasmo tão exagerado, com base no que leram, que, literalmente, acreditam que ela irá resolver todos os problemas que enfrentam nos negócios.

Essa é uma pressuposição perigosa, além de não ser necessariamente verdadeira.

Dessa forma, um passo importante a ser dado será a melhoria dos atuais cursos sobre o tema, bem como o surgimento de novas iniciativas educacionais. Programas como o mestrado da Universidade de Nicosia, cursos online oferecidos por exchanges ou empresas podem auxiliar nesse processo. Mas ainda há muito a ser feito.

Altos custos de instalação

A eliminação de intermediários – e de seus altos custos de transação – é uma das principais e mais revolucionárias ferramentas trazidas pela tecnologia Blockchain. Isso posto, a instalação de uma tecnologia de blocos pode não ser exatamente barata.

Travis Keith, consultor sobre Blockchain da NXT Foundation, afirmou: “Mesmo que mais pessoas aprendam sobre a Blockchain e suas capacidades, a resistência à mudança de sistemas existentes, devido aos custos da operação para utilizar essa nova tecnologia, é outra barreira significativa à adoção geral.”

“É ainda mais difícil para corporações maiores, que são menos ágeis e, portanto, têm custos mais elevados ao fazerem tais mudanças”, continuou Keith. “Os benefícios da adoção da tecnologia blockchain terão, portanto, de ser muito superiores aos custos dessa mudança, a fim de justificar a superação de tais dificuldades.”

Especificamente, a tecnologia requer uma especificação de software de acordo com as necessidades de cada empresa. Essa produção “sob medida” pode implicar em custos maiores de mudança ou de aquisição de novos programas e máquinas, o que pode tornar o processo inviável para empresas com orçamento mais limitado.

Outro problema está na quantidade de especialistas em tecnologia Blockchain no mercado, que ainda é escassa e concentrada em poucos países. Uma pequena empresa terá mais problemas ao competir com outras empresas por talentos limitados, e isso pode favorecer quem possui um orçamento maior.

Conclusão

Esses são apenas três dos problemas que deverão ser enfrentados para que a Blockchain se torne uma ferramenta de uso massivo. Vários outros virão, e vão demandar um grande esforço de empresas, usuários e da própria comunidade de entusiastas de criptomoedas e Blockchain, para que a tecnologia possa superá-los e se tornar mais acessível.

E isso tudo demanda tempo, às vezes tempo demais. O primeiro computador surgiu em 1946, mas foram necessários 30 anos para que alguém pudesse transformá-lo em uma máquina amigável e hoje acessível para qualquer pessoa. Dessa forma, a Blockchain ainda possui muito do tempo ao seu favor.

loading...
COMPARTILHAR
Coach financeiro, escritor e colunista no Criptomoedas Fácil. Jogador de poker, ambos por paixão e vocação.