Como guardar seus bitcoins com segurança

Um dos questionamentos de boa parte dos usuários bitcoin, é qual a melhor forma para poder guardar com segurança os seus bitcoins, para evitar problemas futuros.

Foi pensando nessa situação que resolvemos criar um lista com as principais carteiras, vale lembrar que as carteiras abaixo fica a critério e escolha de cada um, visando há que melhor lhe atende.

Wallet web online

Essa sem dúvida é a opção de muitos, acabam deixando seus bitcoins em casas de câmbio como exchanges, sendo que a finalidade é intermediar negociações bitcoins e não guardar.

Por outro lado tem algumas exchanges que oferecem a possibilidade de você ter uma Carteira, algumas possibilitam você ter acesso a sua chave privada, outras não, o que de fato pode acontecer é o site ficar fora do ar e você ficar sem acesso ao seu dinheiro ou até mesmo o site sofrer uma invasão e levar tudo que tem.

Certo então, mas guardar onde meus bitcoins?

Abaixo você terá acesso algumas carteiras em forma de aplicativos, o que além de tornar mais seguro que carteira online, te dará total controle sobre seu dinheiro.

Mycelium

Como guardar seus bitcoins com segurança

Mycelium oferece carteiras móveis para iPhone e Android, é uma boa opção para iniciantes. As características avançadas incluem Trezor & Ledger, apoio, XPUB/xpriv exportações-chave, e descriptografar chaves BIP38.

Mycelium também pode restaurar sementes de carteira hardware de Trezor ou Ledger,  é a wallet Bitcoin mais popular no Android.

Com a Mycelium Bitcoin Wallet  você pode enviar e receber bitcoins usando seu smartphone, tem disponível a funcionalidade de armazenamento a frio que  permite 100% garantir seus fundos até que você esteja pronto para gastá-los, funciona para Paper Wallet, importação de chaves privadas e Seed.

Além disso seu código é aberto, qualquer um pode revisá-lo, possui atualizações constantes e sua nota na playstore até a data de postagem desta matéria é 4,5.

Baixar Mycelium Bitcoin Wallet

Airbitz

Como guardar seus bitcoins com segurança

Se você gosta de visual bacana talvez Airbitz possa ser uma ótima opção para você. Mantendo algumas característica da Wallet anterior só que com alguns diferenciais.

O primeiro deles é que ao iniciar pela primeira vez, será solicitado que você crie uma conta com usuário e senha, após isso já poderá usá-la. Esta Wallet conta com PIN de segurança que poderá ser solicitado ao abrir a Wallet e ainda conta com 2FA.

Ao habilitar autenticação em dois fatores, se você perder seu dispositivo ou desinstalar o aplicativo levará 7 dias para desativar o 2FA para acessar sua conta, então tenha cautela e esteja ciente.

Baixar Bitcoin Wallet Airbitz

Bicoin Wallett

Como guardar seus bitcoins com segurança

Foi a primeira carteira Bitcoin móvel, é considerada uma das mais segura do que a maioria das carteiras Bitcoin móveis, devido que ela se conecta diretamente à rede Bitcoin com a SPV.

Bitcoin Wallet tem uma interface simples e apenas a quantidade certa de recursos, tornando-o mais fácil carteira Bitcoin para iniciantes.

Baixar Bitcoin Wallet

Electrum

Como guardar seus bitcoins com segurança

Electrum é uma wallet consideravelmente leve disponível para Mac, Linux e Windows. Ela foi criada em novembro de 2011. As principais características do Electrum são suporte para carteiras hardware Trezor, Ledger Nano e HW1, armazenamento a frio seguro usando um computador offline e verificação descentralizada usando SPV. Electrum é uma boa opção tanto para iniciantes e usuários avançados.

Baixar Electrum Bitcoin Wallet

Você também pode encontrar uma lista com outras carteiras recomendadas por bitcoin.org em Carteiras recomendadas.

Conclusão

Compreender como essas carteiras bitcoin funciona é um ponto importante, para que você faça uma escolha segura que atenda suas necessidades.

Por enquanto, é extremamente ter em mente que as chaves privadas são o que você precisa proteger se quiser manter seus bitcoins seguros.

Faltou alguma na nossa lista? Comente abaixo.

loading...
COMPARTILHAR

Trabalhos educativos na utilização do bitcoin no Brasil, segurança de dados e voluntário no projeto SimetBox do NIC.br. – Gostou do meu conteúdo e quer me apoiar, pague-me um café Ƀ: 1GQgMmWDrJaVEh1QX79jp4KWaQEVYYf8if

  • Wanderley Carvalho

    da carteira Mycelium, o que exatamente eu devo proteger ? (backup) aquelas palavras ou a chave privada ? como faco backup da chave privada ? e se o servidor da Mycelium sumir do ar e desaparecer ? como sincronizar pra nao perder meus poucos satoshis, grato, sempre acompanhando o site

    • Tayrone Santos

      Olá Wanderley Carvalho, o que deve salvar é aquela “senha” (frase de segurança) ou exportar sua chave privada e guardando em seguranças ambas as opções pode ser restauradas em outras aplicações que suporta a importação de chaves privadas sem depender da Mycelum.

      • Wanderley Carvalho

        Olá Tayrone,muito obrigado pela ajuda, vou seguir suas dicas só não consegui pegar minha chave privada ainda não Mycelium acho que precisa aguardar 2 dias, mas muito obrigado pela ajuda.

      • Wanderley Carvalho

        Tayrone poderia tirar uma ultima duvida minha, eu consegui criar a carteira, gostei muito, inclusive pra teste importei ela com as 12 palavras para a blockchain, ela foi com meu saldo tudo certinho, so tenho uma duvida, eu tenho um plano de mineracao na Genesis, diariamente eu recebo 0.0003 (media do dia) de bitcoin e eles fazem pagamentos diarios, como minha carteira muda toda vez que recebo um pagamento, se eu deixar o mesmo endereço la registrado eu vou receber so a primeira vez ? as outras vao ficar perdidas, ja que minha carteira mudou de endereço ? mais um vez muito obrigado pela ajuda

        • Tayrone Santos

          Os endereços mudam por segurança, mais você pode usar os que foram gerados que sempre vai cair na sua carteira.

    • Rogério Ferreira

      Só com a frase de segurança eu consigo restaurar um backup em outros computadores?? Outra dúvida, o bitcoin fica armazenado na nuvem ou no meu PC?

  • Anakin

    Então, uma coisa que eu não entendi nessas carteiras (desculpem minha ignorância), mas se por acaso eu perder meu celular ou for roubado? Essa carteiras são sincronizadas com algum servidor? Porque está dizendo ali que é offline (me desculpem mesmo estar perguntando isso, comecei a ler o blog hoje ;D)

    • Edy

      compra outro celular, instala o app e insere as 12 ´palavras. volta tudo pro seu novo cel.

  • Pingback: Análise Bitcoin [BTC/USD] - 12/07/2017 - Criptomoedas Fácil()

  • Pedro Junior

    Estou usando a carteira Coinomi para Android, até então sem nenhum problema. Vocês conhecem? Recomendam?

  • Pingback: Análise Bitcoin [BTC/USD] – 12/07/2017 | Traderize()

  • Alexandre Neves Lopes

    Olá. Compreendo bem o funcionamento das criptomoedas. Tenho uma quantidade de BTC no Blockchain e gostaria de fazer isso render. Qual a melhor forma de fazê-lo? Qual a recomendação? O Blockchain é minha Wallet?

  • Matrix

    “incluem Trezor & Ledger, apoio, XPUB/xpriv exportações-chave, e descriptografar chaves BIP38”. Acho que o site não é para iniciantes.

  • Marcos Marcondes

    E se perder o celular?

    • Tayrone Santos

      Olá Marcos, em caso de perca do celular, bastar restaurar o backup em um novo celular.

  • Pingback: [Tutorial] O que fazer quando uma Wallet ficar off-line?()

  • Pingback: Foxbit passa por problemas e fica inoperante, veja como sacar()

  • W.Henrique Pinto Menezes

    eu tenho uma dúvida que ninguém sabe me explicar e só achei uma pista em um fórum que me deixou mais confuso ainda. Poderiam fazer um post mais completo sobre carteiras de papel?

    Não só como faz – nem que vc transfere bitcoins pro seu address – isso a gente encontra em qualquer tutorial por ai.

    Só que os tutoriais não ensinam uma coisa importantíssima: “COMO USAR ESSAS BITCOINS”?

    EXEMPLO: ta bom, criei minha paperwallet, ta bonitinha guardada e ja ocultei a private key e ainda tirei copia e escondi nos meus documentos em casa.
    Então eu peguei aquele monte de BTC q eu tinha largado irresponsavelmente numa exchange e transferi pro address da paper wallet. Ta bonito , ta beeleza – legal.

    ta bom, e agora?

    se eu quiser enviar pra outra wallet? ou voltar um pouco pra fazer exchange? ou transferir pra outra pessoa?
    Como eu tiro as BTC de lá? Nenhum desses sites tem essa opção. O leitor de QRcode serve apenas pra transferir – não pra receber.

    Bem, como eu falei ali acima, eu vi num fórum uma explicação (bem tosca por sinal) sobre isso que deveria me esclarecer, mas me deixou mais confuso por um motivo:
    O post dizia que eu só poderia transferir o valor total, não valores menores. Exemplo, se eu tenho 3 BTC na minha paperwallet, não posso enviar 0.5 BTC pra ninguém, só os 3 BTC de uma vez.

    Se tudo isso estiver certo, então pode até ser que a carteira de papel seja segura, mas ela é estupidamente ineficiente! É um passo inverso a tecnologia inerente da Blockchain!

    Desculpem o texto muito longo, é que ja pesquiso sobre isso há meses e não encontro explicação. Espero que o melhor site de criptomoedas do Brasil possa esclarecer isso pra gente.

    Abraço! 🙂

    • Alda Borges Melo

      Também quero saber!

    • Andressa

      Oi W.Henrique uma forma segura para você armazenar e fazer transações de frações seria com uma Carteira Hardware. Para você entender melhor as carteiras pode dar uma olhadinha neste artigo https://www.digitalhot.com.br/melhores-carteiras-para-criptomoedas/

      Espero ter ajudado. Um grande abraço!

    • Edy

      Vc já sabe como fazer e me parece que a sua dúvida é tirar parte. Não, não pode. Vai todo os 3 BTC ou nada.

  • ALEX

    Alguem pode me ajudar? Comprei meus btc na fox transferi pra minha wallet mycelium, já tenho as 12 palavras escrito e em segurança, inclusive ja cadastrei o pin. Até ai tudo bem. Minha dúvida é referente as chaves privadas, aparece pra mim em contas hd que possuo três chaves privadas, essas chaves eu só utilizarei caso efetue a movimentação dos BTC ou eu preciso exportar essas chaves ou anotá-las ou não preciso fazer nda disso? Alguém pode me ajudar?