carteira bitcoin

A Wallet (carteira) de bitcoin é um aplicativo que permite que qualquer pessoa realizar transferências de bitcoins sem ter conhecimento algum sobre sua tecnologia.

A carteira é baseada num conceito de chave pública/privada criptografada, onde a chave privada fica armazenada com você (como uma senha bancária), e a chave pública é um endereço que fica registrado num livro contábil público chamado Blockchain, que você usa para fazer todas as suas transações, dessa forma ela mantém todo o histórico e saldo atual de sua carteira.

Chave pública: é a chave pública que você compartilha (como o número da sua conta bancária) quando vai solicitar uma transferência de fundos.

Possuindo a Chave privada, você poderá importa-la em qualquer carteira e subtrair o conteúdo daquele endereço da chave pública.

Uma carteira pode funcionar em qualquer plataforma, tanto em seu computador quanto num dispositivo móvel, ou até mesmo na nuvem.

A chave privada pode ser armazenada em qualquer lugar, arquivo digital, papel, até mesmo na sua memória. Ela nada mais é que uma sequência de números e letras.

Sempre que achar necessário, será possível gerar um novo par de chaves, e não há nada na rede que ligue uma nova chave à uma pessoa. Também não existe qualquer tipo de registro de IP ou localidade nas transações armazenadas na Blockchain.

Tipos De Carteiras Virtuais

  • Dispositivo Móvel (App): É um aplicativo para aparelho celular que manipula o seu dinheiro virtual, podendo fazer suas transações de maneira simples e rápida pelo telefone, nem todos aplicativos oferecem acesso pela internet através de um computador, o que pode limitar o seu acesso ao dinheiro.
  • Computador (Desktop): É o primeiro modelo de carteira que surgiu, ele é seguro e criptografado, sendo que o dinheiro fica salvo off-line em seu computador, devendo você aumentar a sua segurança. A desvantagem é que em alguns aplicativos, para iniciar a carteira você precisa fazer download de todo o banco de dados já produzidos, e que atualmente está acima de 120 Gigabytes, levando muito tempo para atualizar e começar a usa-la.
  • Web (na nuvem): São sites que oferecem as carteiras online, são como contas bancárias pela internet, porém sem taxas de adesão ou algo similar, alguns deles oferecem aplicativos para telefone e diversas maneiras de aumentar a segurança no acesso.
  • Aparelho Específico (Hardware): São aparelhos criados especificamente para armazenar as moedas, sendo sua finalidade unica e exclusiva para isto, são como aparelhos celulares, porém custam uma boa nota.

Criando uma carteira

Primeiro de tudo, escolha a sua carteira conforme o seu objetivo clicando aqui. Já explicamos neste guia como escolher a melhor carteira para você.

Como fazer uma carteira na nuvem utilizando o site blockchain.info

Não confunda o livro contábil de registros de transações chamado de Blockchain, com o serviço de carteira, também chamado de blockchain.info. São duas coisas completamente diferentes.

A escolha pela carteira virtual Blockchain foi simples, ela fica acessível por qualquer computador através da internet, possui suporte em português, oferece aplicativo para Dispositivo móvel (Android e iOS) e o site possui autenticação em 2 fatores e diversos outros tipos de segurança para sua conta, além de possuir recurso internos que facilitam a vida do usuário.

Você pode visualizar o site clicando aqui ou criar a sua conta direto clicando aqui.

Bem para criar a conta é simples basta preencher o que se pede na tela, e-mail, senha e clicar em continuar, conforme imagem abaixo:

Feito isto, assim que você entrar na carteira aparecerá a tela inicial.

O próximo passo é configurar a Frase de Recuperação da Carteira, para caso algum dia você esqueça o seu login. É importe que você imprima esta senha e a guarde em algum lugar específico, não salve em seu computador.

Clique em Configurações, depois dentro da aba Segurança clique em Frase de Recuperação da Carteira.

Mantenha ela sempre off-line, em lugar seguro e reservado. Qualquer pessoa com acesso a sua Frase de Recuperação poderá acessar seus fundos.

Se quiser, você pode também confirmar seu e-mail e o seu telefone na guia Preferências.

Pronto, agora você já possui a sua carteira virtual e já pode começar a fazer suas transações, note que na página inicial existem dois botões: Receber e Enviar, com ele você manda e retém suas moedas.

Se você clicar em Receber, algumas informações vão aparecer na tela como o a sua Chave pública e o Código QR, que você tem que fornecer para quem quer te enviar os bitcoins.

É esse endereço que você deve utilizar para enviar as moedas para a sua carteira, ou se preferir usar o próprio código QR clicando em View QR Code, haja vista que a combinação dos códigos é extensa para armazenar e preencher.

Se você clicar em Enviar, basta preencher o endereço de destino, a quantidade de moedas e clicar em Próximo Passo.

Pronto, em alguns segundos o pagamento já estará na conta de destino. Todas as suas transações realizadas são armazenadas em “As Minhas Transações” podendo você ainda realizar anotações em cada uma delas.

Para aumentar a segurança de sua conta recomendo que você vá em Configurações, em Segurança e faça a Verificação em 2 Passos, assim dificultando o acesso a sua conta por pessoas má intencionadas.

Carteira instantânea

Caso queira receber bitcoins urgentemente e deixar para depois os processos acima, você pode gerar um par de chaves aqui, no Bitadress e só futuramente sincronizar esses dados na carteira Blockchain.

Isso quer dizer que se você fizer o endereço e receber os bitcoins, eles ficarão armazenados dentro desse endereço para sempre por causa do livro contábil de registros de transações.

Note que o site te fornece a chave pública e a chave privada.

A chave é criada através de seu browser. O servidor que controla esse sistema não tem acesso à sua chave em momento algum. Este sistema é OpenSource, você pode rodar offline se desejar.

Para uma melhor experiência com o bitcoin e não ser vítima de ataques de hackers, todo o cuidado é pouco. Leia as preocupações com a segurança clicando aqui.

Gostou do artigo? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão? Participe do nosso canal no Telegram: https://t.me/criptomoedasfacil (@criptomoedasfacil)

Imagem: Created by Asier_relampagoestudio – Freepik.com

loading...
COMPARTILHAR

Libertário, agorista, estudante de Arquitetura, Criptoanarquismo e Economia Austriaca. Sou um enorme entusiasta do Blockchain e das Criptomoedas. – Gostou do meu conteúdo e quer me apoiar, pague-me um café
Ƀ: 1Dmdc9AEtDAs39tTvrK4WzDpUAGEQxH6xb