Início Notícias Clube brasileiro de futebol anuncia parceria para lançar criptomoeda própria

Clube brasileiro de futebol anuncia parceria para lançar criptomoeda própria

242
1
Clube brasileiro de futebol anuncia parceria para lançar criptomoeda própria

Após o Bragantino (SP) e o Cruzeiro/RS, chegou a vez do estado de Santa Catarina possuir um clube envolvido com o mercado de ativos digitais. O Avaí, clube da Série B do futebol brasileiro, anunciou uma parceria com duas empresas para o lançamento de uma criptomoeda própria.

De acordo com o site oficial do time catarinense, a parceria foi realizada com as empresas SportyCo e Blackbridge Sports, que anunciaram a notícia em seus respectivos sites. O Avaí informou que a parceria tem como objetivo a criação de um token de utilidade, o Avaí FC Token, que possibilitará ao clube levantar recursos financeiros em todo o mundo através de uma oferta inicial de moeda (ICO, na sigla em inglês).

O clube também afirmou que o projeto visa tornar o Avaí o primeiro time do futebol a lançar oficialmente seu próprio token de utilidade em todo o mundo e, assim, suprir o vazio que existe entre a nova indústria de fintechs e o esporte de base, utilizando a tecnologia blockchain.

Segundo Francisco José Battistotti, presidente do Avaí, outro objetivo do clube é pensar em uma base de fãs global, algo que um token e uma ICO podem disponibilizar de forma muito mais eficiente do que um simples crowdfunding.

“Com a nossa ICO, nós estamos almejando ativamente alcançar uma base de fãs de futebol global, e estamos atentos a tudo que envolve o entorno do Avaí em Florianópolis e no Brasil. Por isso estamos trabalhando em conjunto na direção de buscar nossos objetivos, ou seja, tornar o clube um membro estável do Campeonato Brasileiro da Série A e chegar à Copa Libertadores. Estamos muito felizes em fazê-lo em parceria com a SportyCo por ser a primeira empresa de esportes para fazer uma oferta de moeda inicial, abrindo o caminho para outros clubes em todo o mundo visando proporcionar financiamento para as suas atividades esportivas nesta nova maneira”, afirmou.

A estratégia do Avaí assemelha-se a do Cruzeiro/RS, que anunciou em maio o lançamento de seu token, o CROS. No caso do clube gaúcho, a ferramenta tem como objetivo otimizar a gestão e o relacionamento com seus torcedores, além de garantir a conclusão do novo estádio do clube, cujo final da obra está previsto para 2019.

O caso do Avaí chegou a ser citado em uma live feita pelo evento Blockmaster, realizado em Florianópolis, nos dias 11 e 12 de setembro, no perfil do evento no Instagram. Na transmissão, os palestrantes ressaltaram as dificuldades dos clubes brasileiros em conseguirem investimentos, dada sua natureza de organizações sem fins lucrativos. Essa dificuldade pode ser contornada por iniciativas como o lançamento de tokens. E nesse sentido, o pioneirismo dos pequenos clubes brasileiros é digno de primeira divisão.

loading...