Casa de câmbio de metais forma grupo focado em blockchain para modernizar a indústria de minerais

Uma plataforma de câmbio baseada na Suíça para concentrados de metais está formando um consórcio blockchain destinado a simplificar as cadeias de suprimento na indústria de minerais.

Para isso, a Open Mineral – uma startup criada por um grupo de ex-funcionários da gigante de mineração e comércio de commodities Glencore – disse que já começou a trabalhar com a ConsenSys para iniciar uma plataforma apelidada de Minerac. A empresa não divulgou os nomes das empresas de mineração e financeiras que até agora concordaram em aderir ao consórcio.

De acordo com um relatório da agência de notícias Reuters, o projeto tem como objetivo que todas as partes envolvidas na mineração e logística de comercialização de minerais – da mineração ao transporte marítimo, armazenamento e comércio – participem como nós da nova plataforma blockchain.

O objetivo do projeto é livrar-se dos processos complexos existentes e pesados ​​baseados em papel dentro da indústria e, finalmente, permitir que as diferentes partes obtenham dados de logística atualizados simultaneamente e transacionem a documentação comercial usando contratos inteligentes embutidos na blockchain.

À medida que os dados da cadeia de suprimentos são movidos para a rede distribuída, o relatório indica, os produtos de mineração podem ser rastreados com dados de identificação exclusivos que fornecem seus pontos de origem, permitindo a conformidade com as leis locais.

Fundada em 2017, a startup serve principalmente para eliminar intermediários para empresas de mineração e fundidoras em uma tentativa de reduzir seus custos ao comercializar concentrados de minerais.

A notícia do novo consórcio vem meses depois de a Open Mineral ter garantido US$2,5 milhões em uma rodada de financiamento em abril, que foi usada especificamente para o desenvolvimento de blockchain, de acordo com uma reportagem do TechCrunch na época.

loading...
COMPARTILHAR
Publicitária, planejadora estratégica e entusiasta do universo cripto. Confia nas mudanças que a tecnologia irá trazer para a sociedade.