carteira bitcoin

Use este guia para saber o que é uma carteira bitcoin (carteira digital), como elas funcionam e descobrir quais são as melhores para você.

O que é uma carteira digital?

Uma carteira digital (digital wallet) é um software que armazena chaves públicas e privadas e interage com uma cadeias de blocos (blockchain) para permitir que o usuário envie e receba uma moeda digital, e monitorar seu saldo. Se você quiser usar Bitcoin ou qualquer outra criptomoeda, você precisará ter uma carteira digital.

Como elas funcionam?

Milhões de pessoas usam carteiras digitais, mas há um considerável mal entendido sobre como elas funcionam. Ao contrário das tradicionais carteiras de bolso, as carteiras digitais não armazenam moeda. Na verdade as moedas não são armazenadas em um local, nem existem em forma física. Tudo o que existe são registros de transações armazenadas na blockchain.

Carteiras digitais são programas que armazenam suas chaves públicas e privadas e interage com a blockchain, para que os usuários possam checar o saldo, enviar e receber fundos, e realizar outras operações. Quando uma pessoa envia bitcoins ou qualquer outro tipo de moeda digital, eles são basicamente assinando a propriedade das moedas para o seu endereço da carteira. Para poder gastar essas moedas e desbloquear os fundos, a chave privada armazenada em sua carteira deve corresponder ao endereço público que a moeda é atribuída. Se as chaves públicas e privadas corresponderem, o saldo da carteira digital aumentará e dos remetentes irá diminuir de acordo. Não há troca real de moedas. A transação é meramente um registro no blockchain, e uma mudança no saldo das carteiras digitais.

Quais são os tipos de carteiras digitais?

Existem vários tipos de carteiras que fornecem diferentes maneiras de armazenar e acessar sua moeda digital. Carteiras podem ser divididas basicamente em três categorias distintas – software, hardware e papel. Carteiras tipo software podem ser para desktop, móveis ou online.

  • Desktop: as carteiras são baixadas e instaladas em um PC ou laptop. Elas só são acessíveis a partir do único computador no qual elas são baixadas. Carteiras para desktop oferecem um dos mais altos níveis de segurança, no entanto, se o computador é hackeado ou pegar um vírus, existe a possibilidade de que você possa perder todos seus fundos.
  • Online: são carteiras executadas “na nuvem”, e acessíveis a partir de qualquer dispositivo em qualquer local. Esse tipo é o mais fácil de usar e acessar, porém carteiras online armazenam suas chaves privadas, e são controladas por uma terceira parte. Isso as torna vulneráveis à ataques hacker e a roubo.
  • Móvel: são carteiras executadas em um aplicativo para smartphone ou tablet. São úteis porque elas podem ser usadas em qualquer lugar, incluindo em lojas no comércio. São geralmente mais compactas e simples do que carteiras para desktop, por causa do espaço limitado disponível em um celular.
  • Hardware: a diferença dessa carteira para as tipo software, é que ela armazena as chaves privadas em um dispositivo hardware tipo um USB. Embora as carteiras hardware façam transações on-line, as chaves são armazenadas offline, o que proporciona maior segurança. Carteiras de hardware podem ser compatíveis com várias interfaces web e podem suportar moedas diferentes. É bem simples fazer uma transação. Os usuários simplesmente conectam seu dispositivo em qualquer computador ou dispositivo com internet, digita um pin (senha), seleciona o envio da moeda, e confirma. Carteiras hardware são fáceis de usar, mantendo seu dinheiro offline e longe de perigo.
  • Papel: são carteiras não tão praticas de se usar no dia a dia, mas proporcionam um alto nível de segurança. A carteira de papel (paper wallet) é basicamente uma cópia física ou impressão das suas chaves públicas e privadas, também pode se referir ao software que é usado para gerar com segurança um par de chaves, que são então impressas. Usar uma carteira de papel é relativamente simples. Para enviar bitcoin ou qualquer outra moeda, basta transferir para o endereço público mostrado em sua carteira de papel. Se você quiser retirar ou gastar os fundos, tudo que você precisa fazer é transferir de sua carteira de papel para sua carteira software. Esse processo pode ser feito manualmente digitando suas chaves privadas ou digitalizando o código QR na carteira de papel.

Carteiras digitais são seguras?

Carteiras são seguras em graus variados. O nível de segurança depende do tipo de carteira que você usa (desktop, móvel, online, papel, hardware) e do provedor de serviços. Um servidor web é um ambiente intrinsecamente mais arriscado para manter a sua moeda em comparação com offline. Carteiras online podem expor os usuários a possíveis vulnerabilidades na plataforma da carteira, que pode ser explorada por hackers para roubar seus fundos. As carteiras offline por outro lado, não podem ser hackeadas porque simplesmente não estão conectadas a uma rede online e não confiam em terceiros para segurança.

Embora as carteiras online provaram ser as mais vulneráveis e propensas a ataques de hackers, devemos ter precauções com segurança ao usar qualquer carteira. Lembre-se que não importa qual carteira você usa, se você perder suas chaves privadas, você perde seu dinheiro. Se sua carteira é hackeada, ou você envia dinheiro para um golpista, não há nenhuma maneira de recuperar o dinheiro ou reverter a transação. Você deve tomar precauções e ter muito cuidado!

  • Faça backup da sua carteira. Armazene apenas pequenas quantidades para uso diário, em seu computador, celular ou online. Sempre mantendo a maioria de seus fundos em um ambiente mais seguro. Opções de armazenamento offline para o backup, como papel ou USB irá protegê-lo contra falhas do computador, e permite que você recupere sua carteira se perdida ou roubada. Isso não vai te proteger contra hackers maliciosos. A realidade é que se você optar por usar uma carteira online, sempre existirá um risco inerente.
  • Atualize o software. Mantenha seu software atualizado para que você tenha os mais recentes aprimoramentos de segurança disponíveis. Você deve atualizar regularmente não apenas em seu computador, mas em todas as plataformas que você usa.
  • Adicione camadas extras de segurança. Quanto mais camadas de segurança, melhor. Definir senhas longas e complexas e garantir qualquer retirada de fundos solicite uma senha é básico. Use carteiras que tenham uma boa reputação e forneçam camadas de segurança extra como autenticação de dois fatores (2FA), e solicite o código PIN sempre que o aplicativo da carteira for aberto. Você também pode querer considerar uma carteira que oferece transações com multi assinaturas (multisig), como Coinbase, Armory ou Copay. Uma carteira multisig requer a permissão de outro(s) usuário(s) antes que uma transação possa ser feita.

Carteira Bitcoin ou multi-moedas?

Embora Bitcoin seja de longe a moeda digital mais conhecida e popular, surgiram centenas de novas criptomoedas (referidas como altcoins), cada uma com um ecossistema e infra-estrutura distintas. Se você estiver interessado em usar uma variedade de criptomoedas, a boa notícia é que você não precisa configurar uma carteira separada para cada moeda. Em vez de usar uma carteira que suporta uma moeda única, pode ser mais conveniente para configurar uma carteira multi-moeda que permite que você use diversas moedas da mesma carteira.

Existe alguma taxa de transação?

Não há uma resposta direta aqui.

Em geral, as taxas são uma fração minúscula das taxas bancárias tradicionais. Às vezes, as taxas precisam ser pagas para certos tipos de transações para os mineradores da rede, como uma taxa de processamento, enquanto algumas transações não têm qualquer taxa. Também é possível definir sua própria taxa. Em média, uma transação de 226 bytes resultaria em uma taxa de 18.080 satoshis ou U$ 0,12. Em alguns casos, se você optar por definir uma taxa baixa, sua transação pode ter uma baixa prioridade, e você pode ter que esperar horas ou mesmo dias para a transação ser confirmada. Se você precisar que sua transação seja concluída e confirmada rápida, então você pode precisar aumentar a quantidade que você está disposto a pagar. Qualquer carteira que você acabar usando, as taxas de transação não são algo que você deve se preocupar. Você pagará taxas baixíssimas, e existem vários serviços que pagam as taxas dos clientes, como a carteira da Xapo ou a Smart Wallet da coinBR.

As carteiras de criptomoedas são anônimas?

Sim e não. As carteiras são pseudônimos. Embora as carteiras não estejam vinculadas à identidade real de um usuário, todas as transações são armazenadas publicamente e permanentemente na blockchain. Seu nome ou endereço pessoal não vai estar lá, mas dados como o endereço da carteira podem ser rastreados para sua identidade de várias maneiras. Embora existam esforços em andamento para tornar o anonimato e a privacidade mais fáceis de se alcançar, há desvantagens óbvias para o anonimato total. Confira o projeto DarkWallet que está trabalhando para reforçar a privacidade e o anonimato através de endereços disfarçados e mistura de moedas.

Qual é a melhor carteira digital?

Existe uma lista cada vez maior de opções. Antes de escolher uma carteira, você deve considerar como você pretende usá-la.

  • Você precisa de uma carteira para compras diárias ou apenas comprar e manter moeda digital para um investimento?
  • Você planeja usar várias moedas ou uma moeda única?
  • Você precisa acessar a sua carteira digital de qualquer lugar ou apenas de casa?
  • Tire algum tempo para avaliar suas necessidades e, em seguida, escolha a carteira mais adequada para você.

Bread Wallet

Bread Wallet é uma carteira móvel de bitcoin que torna o envio de bitcoins tão fácil quanto o envio de um e-mail. A carteira pode ser baixada da App Store ou na Google Play. No seu conjunto, a interface limpa da Bread Wallet, o design leve e o compromisso de melhorar continuamente a segurança tornam o aplicativo seguro, rápido e agradável, tanto para principiantes como para usuários experientes.

  • Prós: Boa privacidade e segurança, fácil para iniciantes, simples e limpo, software de código aberto, gratuito.
  • Contras: Nenhuma interface web ou desktop, carece de recursos, é online.

Mycelium

Usuários avançados que procuram uma carteira de bitcoin móvel, esta é a opção. A carteira móvel Mycelium permite que os usuários de iPhone e Android mantenham controle completo sobre os bitcoins. Nenhuma terceira parte pode congelar ou perder seus fundos! Com uma segurança de nível empresarial superior à maioria dos outros aplicativos e recursos como armazenamento offline, backups  criptografados, um scanner de código QR integrado, bate-papo seguro, entre outros. Você pode entender por que Mycelium tem sido considerado como uma das melhores carteiras no mercado.

  • Prós: Boa privacidade, segurança avançada, software de código aberto, gratuito.
  • Contras: Nenhuma interface web ou para desktop, online, não indicada para novatos

Exodus

Exodus é uma carteira digital relativamente nova e desconhecida, que atualmente só está disponível para desktop. Permite o armazenamento e o comércio de Bitcoin, Ethereum, Litecoin, Dogecoin e Dash através de uma interface incrivelmente fácil de usar, intuitiva e bonita. Exodus também oferece um guia muito simples para fazer backup de sua carteira. Um diferencial é que ele foi construído na plataforma da exchange shapeshift, que permite aos usuários trocar altcoins por bitcoins e vice-versa, sem sair da carteira.

  • Prós: Boa privacidade e segurança, indicado para inciantes, intuitivo, fácil de usar, suporta várias moedas, software de código aberto, grátis.
  • Contras: É online, sem interface web ou aplicativo para dispositivos móveis

Copay

Criado pela Bitpay, a Copay é uma das melhores carteiras do mercado. Se você está procurando conveniência, o Copay é facilmente acessado por meio de uma interface amigável em computadores, celulares ou online. Uma das melhores coisas sobre a Copay é que é uma carteira multi assinatura, para que amigos ou parceiros de negócios possam compartilhar fundos. É simples o suficiente para usuários iniciantes, mas tem muitos recursos adicionais que irão impressionar os mais experientes também.

  • Prós: Boa privacidade e segurança, transações multisig, múltiplas plataformas e dispositivos, armazenamento em multiplas carteiras, amigável para iniciantes, software de código aberto, grátis.
  • Contras: Pode ser lento e sem resposta, suporte limitado ao usuário.

Jaxx

Jaxx é uma interface de usuário e carteira multi moedas com suporte de Ethereum, Ethereum Classic, Dash, Litecoin, REP, Zcash, Rootstock e Bitcoin. Foi projetada para oferecer uma experiência suave. Ela está disponível em uma variedade de plataformas e dispositivos (Windows, Linux, Chrome, Firefox, OSX, Android e  iOS) e se conecta com sites através do Firefox e extensões do Chrome. A Jaxx permite a conversão entre Bitcoin e Ethereum via Shapeshift e a importação de carteiras de papel Ethereum. Com uma variedade de recursos e a contínua integração de novas moedas, a Jaxx é uma excelente opção para quem precisa de uma carteira com variedade de moedas.

  • Prós: Boa privacidade e segurança, multi moedas, carteira lingada através de plataformas múltiplas, excelente suporte ao usuário, fácil uso, grátis.
  • Contras: Não é de código aberto, pode ser lento para carregar.

Armory

Armory é uma carteira de bitcoin para desktop, de código aberto, perfeita para usuários experientes que colocam ênfase na segurança. Algumas das características da Armory incluem armazenamento a offline, multisig, backups impressos, interface de carteiras múltiplas, criptografia de carteira resistente à GPU, importação de chaves, varredura de chave e muito mais. Embora é demorado para entender e usar o seu total potencial, é uma ótima opção para mais bitcoiners que buscam manter seus fundos seguros e protegidos.

  • Prós: Boa privacidade, grandes recursos de segurança, opções multi-assinatura, opções de armazenamento offline, grátis.
  • Contras: Apenas acessível através do cliente desktop, não é fácil para iniciantes.

Ledger

Ledger é uma carteira Bitcoin tipo hardware, que é ideal para armazenar grandes quantidades de bitcoins. Ledger não pode ser infectado por malware e nunca expõe suas chaves privadas, o que torna tão seguro quanto segurar o dinheiro nas próprias mãos. Ledger  é de código aberto e transparente, com todas as decisões técnicas beneficiando a comunidade. É fácil de usar, tem uma interface intuitiva e é compatível com Windows, OS X e Linux. Uma das poucas desvantagens da carteira Ledger é que ela precisa estar com você para enviar bitcoins. Isso torna a Ledger melhor para usuários inativos, investidores ou pessoas que querem manter grandes quantidades de bitcoin com uma alta segurança.

  • Prós: Boa segurança e privacidade, armazenamento offline, fácil de usar uma interface web, software de código aberto, fácil para iniciantes.
  • Contras: Custam a partir de R$ 320, é necessário um dispositivo para enviar bitcoins. Outros modelos podem ser encontrados a partir de R$ 200

Green Address

Green Address é uma carteira de bitcoin fácil de usar, e uma excelente escolha para iniciantes. É acessível via desktop, online ou móvel, com aplicativos disponíveis para Chrome, iOS e Android. Os recursos incluem endereços multisig e autenticação de dois fatores (2FA) para maior segurança, backup de carteira de papel e confirmação de transação instantânea. Uma desvantagem é que Green Address precisa aprovar todos os pagamentos, logo que você não tem controle total sobre seus gastos.

  • Prós: Segurança sólida, multi plataforma, multisig, fácil para iniciantes, software de código aberto, grátis.
  • Contras: Online, privacidade média, uma terceira parte deve aprovar os pagamentos.

Blockchain.info

Blockchain.info é uma das carteiras de bitcoin mais populares. Por favor, não confunda a tecnologia Blockchain, com esse serviço de carteira. O acesso pode ser feito a partir de qualquer navegador ou smartphone. A plataforma fornece duas camadas adicionais diferentes. Para a versão de navegador, os usuários podem ativar a autenticação em dois fatores, enquanto os usuários móveis podem ativar uma solicitação de código PIN sempre que o aplicativo da carteira for aberto. Embora sua carteira seja armazenada online e todas as transações precisarão passar pelos servidores da empresa, Blockchain.info não tem acesso às suas chaves privadas.

  • Prós: Fácil de usar, interface web e móvel, bem conhecida, fácil para iniciantes, grátis.
  • Contras: É online, privacidade fraca, depende de uma terceira parte, já teve interrupções e usuários relatando problemas.

Se você tiver qualquer dúvida, sugestão ou comentário, deixe na seção abaixo.

loading...