Início Notícias Brasil testa tecnologia 5G essencial para veículos autônomos e integração da blockchain

Brasil testa tecnologia 5G essencial para veículos autônomos e integração da blockchain

268
0
Brasil testa tecnologia 5G essencial para veículos autônomos e integração da blockchain

O Criptomoedas Fácil tem noticiado como a tecnologia blockchain busca a integração com a Internet das Coisas (IoT). Do rastreamento da cadeia de produção até aplicações financeiras, diversos analistas concordam que as potencialidades da blockchain devem ser cada vez mais integradas com a inter-conectividade entre os dispositivos em uma nova economia digital, na qual máquinas realizarão pagamentos para outras máquinas.

Uma das primeiras apresentações de uma prova de conceito neste campo foi feita em junho deste ano entre a Fundação IOTA e gigante mundial de automóveis Volkswagen, durante a Cebit 18 Expo. A aplicação, chamada de “Update Over the Air”, permitirá que carros recebam atualizações de software por meio do DLT Tangle da IOTA de forma segura e rápida.

No entanto, para que esta revolução digital possa realmente acontecer, especialistas têm apontado que a tecnologia das telecomunicações precisa avançar tendo em vista que deseja conectar diferentes objetos interagindo entre si, para isso, muitos apontam que é necessário o desenvolvimento de redes de conexão mais rápidas como o 5G, que vem sendo testado na cidade de São Paulo.

Como revelou os organizadores da Futurecom, a cidade de São Paulo (SP) está recebendo os primeiros testes com a tecnologia e o prazo para as avaliações está estipulado para durar uma semana e acontece em um bairro de alta densidade populacional (que não teve seu nome divulgado). Inicialmente, o sinal é apontado para um prédio comercial a fim de avaliar o desempenho da cobertura vertical em um ambiente interno. Em seguida, será testada a cobertura horizontal.

Essa nova geração da telefonia vai operar em frequências que permitem conexões mais potentes, o que multiplica a quantidade de informações que cada ponto envia e recebe em cada segundo. A utilização de veículos autônomos tem sido apontada como uma das principais vantagens do 5G ao grande público. Empresas como Ford, Qualcomm e Panasonic têm apresentado bons resultados em seus testes de comunicação entre semáforos, carros e outros elementos do trânsito.

A tecnologia chamada C-V2X (sigla em inglês para Celular-veículo-e todo o resto) conecta chips implantados em semáforos, carros, motos e smartphones por meio da rede de celular foi testada na Alemanha. Com a ferramenta, motoristas são avisados de freadas, sinais vermelhos e eventual presença de pessoas na pista, o que permite estarem mais preparados para imprevistos.

Durante os testes, os chips se comunicam à uma taxa de 10 vezes por segundo, o que garante notificação praticamente instantânea. A expectativa é que as conexões possam ser estendidas a pontes, obras na pista e outros elementos, englobando toda a experiência de trânsito. Especialistas na tecnologia comentam que será possível saber quando motoristas irão trocar de faixa ou frear, ainda que não estejam no campo de visão.

COMPARTILHAR
Toda honra e Glória pertencem a Deus sempre. Publicitário e Produtor Cultural. Entusiasta de tudo aquilo que o Estado não consegue controlar. Abaixo aos muros, que se construa janelas para o amanhã
Siga o Criptomoedas Fácil no InstagramCLIQUE AQUI !!!